Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alegria do SENHOR é a nossa força!

Alegria,sentimento tão cobiçado e tão pouco alcançado por muitos que o procuram.O que vem a ser a alegria?Bem alegria é um sentimento de contentamento e satisfação,ela é diferente da felicidade,pois não depende de fatos exteriores e sim do que temos em nosso interior,e quando recebemos o Senhor JESUS  e o confessamos,o Espírito Santo de DEUS faz morada em nós,alegrando o nosso coração.

A alegria na vida do cristão vem:
-da salvação:(Sl:51-11)
-do Espírito Santo(Gl:5-22)
-da presença de DEUS(Sl:16-11)(Sl:122-1)
-dos atos e obras de DEUS(Sl:126-3)
-das bençãos de DEUS(Sl:126-3)

O crente é alegre porque tem dentro de si a presença de DEUS,o Espírito Consolador que o ajuda nos momentos de fraqueza,angústia,decepção,lemos em Pv:15-13"o coração alegre aformoseia o rosto..."


Alguns obstáculos se opõem a nossa alegria são eles:
-Pecado:que nos trás culpa ,acusação,morte física,espiritual e eterna,nos distanciando de DEUS a fonte de alegria(Is:59-1,2)
-Desânimo:por falta de objetivo na vida,levamos a vida à toa,numa rotina constante,levando-nos ao desânimo,tristeza e ficamos sem forças e sem esperanças de mudança,então vivemos uma religiosidade.
-Dúvidas:agimos por incredulidade e duvidamos do caráter  e fidelidade do SENHOR,impossibilitando assim que a sua alegria invada nossos corações.
-Falta de perdão:o ressentimento,mágoa,rancor estão ligados à falta de perdão,mas quem sofre com esses sentimentos não é a pessoa que nos feriu,e sim nós mesmos,que deixamos de desfrutar das bençãos de DEUS por causa desse sentimento perverso,lembre-se das palavras de JESUS em Mt:6-14,15"Porque,se perdoardes aos homens as suas ofensas,também vosso Pai celestial vos perdoará a vós,se,porém não perdoardes aos homens as suas ofensas,também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas..."a escolha é de cada um de nós,pois perdoar não é um sentimento,e sim uma escolha de fazer a vontade de DEUS.

Não perca mais tempo corra para os braços do Pai celestial  e desfrute da alegria verdadeira que só Ele pode dar.
 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Igreja do Evangelho Quadrangular



A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma denominação cristã evangélica pentecostal. É conhecida como a Igreja do Evangelho Quadrangular, a partir de 2000, teve uma adesão de mais de 8.000.000 de pessoas, com 66,000 igrejas em 144 países.Em 2006, a sua membresia nos Estados Unidos era de 353,995 pessoas em 1,875 igrejas.Embora as suas congregações estejam concentradas ao longo da Costa Oeste, a denominação está bem distribuída pelos Estados Unidos.Os estados com a maior taxa de adesão são: Oregon, Hawaii, Montana, Washington, e Califórnia.A sede está em Los Angeles, Califórnia.

Fundação
Aimee Semple McPherson (1890-1944), uma evangelista conhecida como "Irmã Aimee", fundou a igreja do Evangelho Quadrangular em 1921. Los Angeles foi o centro das operações, o Angelus Temple foi inaugurado em Echo Park em 1 de Janeiro de 1923, assentando 5.300 pessoas. McPherson foi uma celebridade, participando de eventos públicos, de modo que semanalmente nos domingos parava completamente as ruas de Los Angeles, juntamente com o prefeito e estrelas de cinema, diretamente para o Angelus Temple. Ela construiu o templo, e o L. I. F. E. Bible College na porta ao lado, no canto noroeste das terras que possuía no centro da cidade.

O status de celebridade de McPherson continuou até depois de sua morte, em biografias como a de 1976 Hallmark Hall of Fame, o drama The Disappearance of Aimee e o filme independente de 2006 Aimee Semple McPherson retratando a sua vida, particularmente seu desaparecimento em Maio-Junho de 1926 e a controvérsia jurídica que se seguiu.

Após a Irmã Aimee
Seu filho, Rolf K. McPherson, tornou-se presidente e líder da igreja após a morte de Aimee Semple McPherson em 1944, cargo que ocupou durante 44 anos.Sob sua liderança, a denominação passou de cerca de 400 igrejas à mais de 10.000. A Igreja Quadrangular formou a Fraternidade Pentecostal da América do Norte em 1948 em Des Moines, Iowa, em uma aliança com as Assembleia de Deus, a Igreja de Deus (Cleveland), a Open Bible Standard Churches, a Igreja Internacional Pentecostal de Santidade e outros.
Angelus Temple, construído por Aimee Semple McPherson e dedicado em 1° de Janeiro de 1923. O templo está defronte do Echo Park, próximo do centro de Los Angeles, California.

Em 31 de Maio de 1988, o Dr. John R. Holland se tornou o terceiro presidente da Igreja, uma posição que ocupou até Julho de 1997.Em 1994, 46 anos após a fundação da Irmandade Pentecostal, foi reorganizada como Igrejas Pentecostais/Carismáticas da América do Norte, depois de combinar com organizações afro-americanas, mais significativamente a Igreja de Deus em Cristo.

Dr. Harold Helms serviu como presidente interino de Julho de 1997 até Julho de 1998, ele foi seguido pelo Dr. Paul C. Risser, que se tornou presidente em 16 de Abril de 1998, na 75° convenção anual da igreja.

Em Outubro de 2003, sob a posse de Risser, a igreja vendeu a estação de rádio de Los Angeles KFSG-FM para o Sistema de Radiodifusão Espanhol por $250 milhões.A liderança de Risser levou a outra controvérsia de alto nível para a igreja, quando sem a participação da mesa de diretores da denominação e do conselho de finanças, os fundos da igreja foram investidos em empresas cujo alvo era a "comunidade evangélica unida", mas acabaram por ser esquemas de Ponzi.Risser renunciou a sua posição de liderança em Março de 2004.

Jack W. Hayford é o presidente da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular desde 1° de Outubro de 2004. Hayford é fundador de A Igreja no Caminho em Van Nuys, Califórnia e ministérios Caminho Vivo. Ele, junto com os Pastores Roy Hicks, Jr em Eugene, Oregon, Jerry Cook em Gresham, Oregon, Ronald D. Mehl da Igreja Quadrangular de Beaverton, em Beaverton, Oregon, e John Holland em Vancouver, British Columbia, foram creditados pela igreja com o estabelecimento de um plano de crescimento da denominação.

A denominação Quadrangular, sob a liderança de Hayford, está em "conversas missionárias" com o movimento emergente, sendo parte de um esforço para a "Multiplicação da Igreja", também apoia o movimento de igrejas domésticas através de recursos que sustentam a expansão da "Rede Quadrangular de Igrejas Simples.

Doutrina da Igreja
A igreja Quadrangular acreditano seguinte:
Bíblia como palavra inspirada por Deus
Trindade
morte expiatória de Cristo pelos pecadores
Salvação através da graça de DEUS no SENHOR JESUS CRISTO
A necessidade de sincero arrependimento e aceitação de Cristo
O novo nascimento (Santificação)
O crescimento diário através do poder, oração, amor e serviço
Batismo por imersão
Comunhão/ Ceia do Senhor
O batismo no Espírito Santo
Os dons e fruto do Espírito Santo
Cura divina
O retorno iminente de Jesus Cristo
Julgamento Final
Evangelismo enfatizado no discipulado
dízimo e ofertas
Moderação - A moderação dos cristãos deve ser óbvia a outros e que o nosso relacionamento com Jesus nunca deve conduzir pessoas a fanatismos extremos; suas vidas devem ter como modelo a vida de Cristo em retidão, em equilíbrio, em humildade, e em sacrifício próprio.
Relação com a Igreja - é um dever sagrado para se identificar com uma congregação de crentes para adorar a Deus, observar as ordenanças de Cristo, exortar e apoiar os outros, o trabalho para a salvação dos outros e trabalhar juntos para o avanço no Reino do Senhor.
Governo Civil - governo civil está pela nomeação divina e as leis civis devem ser respeitadas em todos os momentos, exceto nas coisas contrárias à vontade de Deus.
Céu - céu é a habitação da glória do Deus vivo e eterno lar dos crentes nascidos de novo.
Inferno - inferno é um lugar de escuridão, a mais profunda tristeza e fogo inextinguível, que não estava preparado para o homem, mas para o diabo e seus anjos, e ele vai se tornar o lugar de separação eterna de Deus para todos os que rejeitam a Cristo como Salvador.
A Quadrangular enfatiza um relacionamento de todo o coração com Deus, um meio de falar com Deus através da oração, meditação e jejum, junto com o serviço social por meio de Cristo.

América do Norte
Nos Estados Unidos, a igreja está dividida em distritos e, em seguida, em divisões e, finalmente, igrejas individuais. A Autoridade Geral supervisiona o escritório nacional e supervisores de distrito, e os supervisores distritais supervisionam superintendentes divisionários que supervisionam as igrejas individuais dentro da região local. Glenn C. Burris, Jr., atualmente (2004) serve como Supervisor Geral.

Um certo número de instituições de ensino estão filiados à Igreja Quadrangular. Entre estes estão Life Pacific College, anteriormente "L. I. F. E. Bible College", em San Dimas, Califórnia e o Pacific Life Bible College em Surrey, British Columbia.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Canadá
D. Anna Britton, um graduado da L.I.F.E. Bible College, em Los Angeles, mudou-se para Vancouver, BC em 1927, com sede L.I.F.E. Bible College do Canadá em 1928 e brotou um pequeno grupo de crentes em uma congregação de cerca de 1.000 pessoas, conhecida como Igreja do Evangelho Quadrangular Kingsway. Sua visão a levou para estender o Evangelho Quadrangular às três províncias do oeste do Canadá, sobre o qual ela trabalhou como supervisora por muitos anos. Outros supervisores do Canadá Western District foram, BA McKeown, Clarence Hall, Warren Johnson, Guy Duffield, Charles Baldwin, Harold Wood, Hicks Sr. Roy e John Holland.

Victor Gardner tornou-se Supervisor do Canadá Western District, em 1974. Eventualmente, a fim de dar cumprimento à legislação canadense, o Canadá Western District necessitou registrar todas as propriedades em nome de uma empresa canadense e que ganhasse controle de todas as finanças também. Victor Gardner liderou o desenvolvimento da Constituição e dos estatutos, o Manual de Administração e supervisionou a transferência de todos os documentos legais para 5 de março de 1981, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Canadá (FGCC) passou a existir.Vic e Dorothy Gardner se aposentaram em 1992, passando sobre os deveres pastorais de sua igreja, Igreja Quadrangular Sunshine Hills, ao seu filho Tom Gardner e sua esposa Lottie Gardner.

Tim Peterson foi Presidente da FGCC 1992-2007. Sua esposa, Laurene, também trabalhou no Instituto Nacional de FGCC e juntos supervisionaram a criação de uma estrutura empresarial saudável e desenvolveram equipes nacionais.

Barry Buzza, que inplantou a maior Igreja do Evangelho Quadrangular no Canadá, Igreja Northside, uma igreja de três campus no Tri-Cities (Coquitlam, e duas em Port Coquitlam) na área metropolitana de Vancouver em British Columbia, foi eleito presidente em 1° de julho 2007. Sua posse teve lugar no Centro de Convenções FGCC numa quinta-feira, 25 de outubro de 2007 na Pattison Chandos Auditorium, em Surrey, British Columbia.

Nigéria
A igreja tem uma presença majoritária na Nigéria, iniciando a sua missão em torno de 1950.Ela está presente em Lagos.

História no Brasil
Fundada em São João da Boa Vista - SP, a 15 de Nvembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, Pastor Harold Edwin Williams, auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. O primeiro natural de Los Angeles e o segundo natural do Peru.

A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo .

Em 1952, vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

A tenda passou então a viajar pelo Estado de São Paulo como a tenda número um, enquanto nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.

Na década de 1960, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de Estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.

Em 1997, a igreja contava com 5.530 templos e obras novas (que estão funcionando em 2.026 templos, 1.778 salões e 1.726 tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

Ao todo eram 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 eram mulheres). Trabalhavam ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil) membros.

No Brasil a Igreja do Evangelho Quadrangular tem estrutura administrativa episcopal em que as Sedes de Regiões Eclesiásticas intra-estaduais (Catedrais) são administradas por um Superintendente (Bispo) sendo vitalícia a sua nomeação, enquanto que as Sedes Estaduais (Conselhos Estaduais) são dirigidas por Bispos eleitos em Convenções e Assembléias com mandatos temporários, permitidas reeleições seguindo a mesma forma as funções diretivas na Sede Nacional (Conselho Nacional), também permitidas reeleições.

A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em mais em cem países (desde 1944 o Sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular, pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.

Para preparar pessoas para esse ministério, a igreja conta com os Institutos Teológicos Médios, Básicos (com mais de 4.500 alunos e 1.200 professores), cursos preparados pela Secretaria Geral de Educação e Cultura, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade preparadas pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo - SP.

Os símbolos da Igreja do Evangelho Quadrangular
Escudo
Inspirado na visão de Ezequiel (Ezequiel 1:1-28): acima, rosto de homem; à direita, rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; abaixo, rosto de águia; ao centro, a Bíblia aberta e o número 4 sobre ela, simbolizando os quatro evangelhos.

Emblema
As figuras representam cada um dos quatro pontos da doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, respectivamente: a cruz, a pomba, o cálice e a coroa.
Bandeira
Inspirada no peitoral dos sacerdotes de Israel (Êxodo 28:4-28), a bandeira tem quatro faixas: púrpura (roxo), azul-claro, ouro (amarelo) e escarlate (vermelho). No canto superior esquerdo há um quadrado azul-escuro e ao centro deste, um quadrado branco com uma cruz vermelha, e sobre a cruz azul o número 4 em dourado.

A Cruz representa a salvação A Pomba representa o Espírito Santo.
O Cálice representa a cura divina. A Coroa representa a segunda vinda de Jesus Cristo.
1. Jesus Cristo, o Salvador
Enviado por Deus para salvar o mundo (Romanos 3:23)
O Rosto do Homem: Jesus Cristo, o Salvador
Evangelho: Lucas
Jesus é representado como "Filho do homem"
Símbolo da salvação: a cruz (Colossenses 1:20)
Cor simbólica da bandeira: Escarlate (vermelha)
Versículo-chave: Lucas 19:10 - "Porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido"
2. Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo
Dando poder e unção do Espírito Santo (Atos 1:5;8)
O rosto de Leão: Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo
Evangelho: João
Jesus é representado como "Filho de Deus"
Símbolo do batismo no Espírito Santo: a pomba (Mateus 3:16)
Cor simbólica da bandeira: Ouro (amarelo)
Versículo-chave: João 1: 32-33 - "Esse é o que batiza com o Espírito Santo"
3. Jesus Cristo, o Grande Médico
Tocando os enfermos com poder curador (Mateus 8:17)
O rosto de Boi: Jesus Cristo, o Grande Médico
Evangelho: Marcos
Jesus é representado como "servo"
Símbolo da cura divina: o cálice (I Coríntios 10:16)
Cor simbólica da bandeira: Azul-claro
Versículo-chave: Marcos 10:45 - "Porque o filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir"
4. Jesus Cristo, o Rei que Voltará
Vindo como o Rei dos Reis (I Tessalonicenses 4:16-18)
O rosto de Águia: Jesus Cristo, o Rei que Voltará
Evangelho: Mateus
Jesus é representado como "O Rei"
Símbolo da Segunda Vinda: a coroa (Apocalipse 14:14 / 19:12)
Cor simbólica da bandeira: Púrpura (roxa)
Versículo-chave: Mateus 24:30 - "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória."

sábado, 24 de setembro de 2011

Anabatistas

Anabatistas:("re-batizadores", do grego ανα (novamente) + βαπτιζω (baptizar); são cristãos da chamada "ala radical" da Reforma Protestante. São assim chamados porque os convertidos eram batizados em idade adulta, desconsiderando o até então batismo obrigatório da igreja Católica Apostólica Romana. Assim, re-batizavam todos os que já tivessem sido batizados em criança, crendo que o verdadeiro batismo só tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo.


Origem
O primeiro uso do termo Anabatistas ocorreu após o Segundo Concílio de Cartago no ano 225 quando 87 bispos sob a direção de Cipriano de Cartago decidiram rebatizar os fiéis das igrejas adeptas Novaciano, porém o o bispo da Igreja Católica, Papa Estêvão I combateu a aceitação do batismo feito por grupos cismáticos.


Em primeira instância, os grupos que realizavam o re-baptismo eram os adeptos do Montanismo e Novacianismo até o séc.IV, os seguidores do Donatismo até o séc.X na África, os Paulícianos condenados pelo código Justiniano pelo anabatismo em 525 d.C., expandindo a prática até meados da reforma, os Bogomilos nos Balcãs e Bulgária do século IX até meados da reforma.


A Reforma Protestante do século XVI "reacendeu" os princípios bíblicos da justificação pela fé e do sacerdócio universal que foram novamente colocados em foco. Contudo, enquanto Lutero, Calvino e Zuínglio mantiveram o batismo infantil e a vinculação da igreja ao Estado, os anabatistas liderados por Georg Blaurock, Conrad Grebel e Félix Manz ansiavam por uma reforma mais radical.


Os anabaptistas fundaram então sua primeira igreja no dia 21 de Janeiro de 1525, próxima a Zurique, na Suíça.


É difícil sistematizar as crenças anabatistas daquela época, porque qualquer grupo que não era católico ou protestante e que batizava adultos, como os unitários socinianos ou semi-gnósticos como Thomas Muentzer eram rotulados como anabatistas. Esses grupos, junto com os Anabatistas constituem a Reforma Radical.


Em "In nomine Dei", José Saramago retrata um conhecido episódio na história do movimento anabatista que teve lugar na cidade de Münster (no norte da Alemanha), onde entre 1532 e 1535 foi estabelecida uma teocracia nas linhas das orientações desta denominação. 


Anabatistas Hoje
Depois de serem massacrados na Guerra dos Camponeses, os Anabatistas sobreviveram na sua forma pacifista, como a Igreja Mennonita. Originalmente concentrados no vale do rio Reno, desde a Suíça até a Holanda, os anabatistas conquistaram adeptos de cultura germânica. Perseguidos pelo Estado e guerras, tiveram imigração em massa para a Rússia e América do Norte. No final do século XIX e começo do XX surgiram colónias na América do Sul (Paraguai, Argentina, Brasil, Bolívia), onde mantêm suas culturas e fé.


Muitos Anabatistas conservadores vivem em comunidades rurais isoladas e desconfiam do uso de tecnologia.


Os principais remanescentes anabatistas são: os hutterites, mennonitas, amishes, cuja postura em muito se assemelha ao estilo de vida dos cristãos descrito no Novo Testamento, especialmente em Atos dos Apóstolos 4:34,35 (pacifismo, comunalismo na produção e consumo).


Os Anabatistas influenciaram ainda outras denominações religiosas, como os Quakers; Batistas; Dunkers e outras denominações protestantes que afirmam a necessidade de uma adesão voluntária à Igreja.


Doutrina
As doutrinas enfatizadas pelos anabatistas são:
A Bíblia, principalmente a ética do Novo Testamento, devem ser obedecidas como a vontade de Deus, embora não sistematizando sua teologia, mas aplicando-as no dia-a-dia. A interpretação da Bíblia é realizada nos cultos e reuniões da igreja. Essa posição de evitar querelas teológicas evitou divisões de caráter doutrinários nas denominações anabatistas.


Credos e confissões são somente documentos para demonstrar aquilo que se crê em comum, assim não requerem a adesão formal a eles. Aceitam, portanto, em essência os Credos históricos do Cristianismo, mas não o professam.


A Igreja é uma comunidade voluntária formada de pessoas renascidas. A Igreja não é subordinada a nenhuma autoridade humana, seja ela o Estado, ou hierarquia religiosa. Assim evitam participar das atividades governamentais, jurar lealdade à nação, participar de guerras.


A Igreja não é uma instituição espiritual e invisível, mas uma coletividade humana e real, marcada pela separação do mundo e do pecado e uma posição afirmativa em seguir os mandamentos de Cristo.


A Igreja celebra o Batismo adulto por imersão como símbolo de reconhecimento e obediência a Cristo, e a Santa Ceia em memória da missão de Jesus Cristo.


A Igreja tem autoridade de disciplinar seus membros e até mesmo sua expulsão, a fim de manter a pureza do indivíduo e da igreja.


Como pode ser notado, a teologia anabatista é maciçamente eclesiológica, baseada na vida comunitária e Igreja.


Quanto a salvação, o Anabatismo crê no livre-arbítrio, o ser humano tem a capacidade de se arrepender de seus pecados e Deus regenera e ajuda-o a andar em uma vida de regeneração.


O que é único na Teologia Anabatista, principalmente depois de Menno Simons, é a visão sobre a natureza de Cristo, possui uma doutrina semi-nestoriana, crendo que Jesus Cristo foi concebido miraculosamente pelo Espírito Santo no ventre de Maria, mas não herdou nenhuma parte física dela.Maria, seria portanto um instrumento usado por Deus, para cumprir o Seu plano, mas não Theotokos (Mãe de Deus).


A essência do cristianismo consiste em uma adesão prática aos ensinamentos de Cristo.A ética do amor rege todas as relações humanas.


Pacifismo: Cristianismo e violência são incompatíveis.

Calvinismo

O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.


A obra de João Calvino
João Calvino exerceu uma influência internacional no desenvolvimento da doutrina da Reforma Protestante, à qual se dedicou com a idade de 30 anos, quando começou a escrever a "Instituição da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536). Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma coleção maciça de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino no protestantismo.


Calvino apoiou-se na frase de Paulo: "pela fé sereis salvos", esta frase de epístola de Paulo aos Romanos foi interpretada por Martinho Lutero ou simplesmente Lutero como pela fé sereis salvos. As duas frases, possuem a mesma coisa, ou seja, não muda o sentido.


Para Bernardye Cotitretw, biógrafo de Calvino, "o Calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de ascese, que raramente é levada ao extremo da teimosia". O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. O Calvinismo é também o resultado de uma evolução independente das idéias protestantes no espaço europeu de língua francesa, surgindo sob a influência do exemplo que na Alemanha a figura de Martinho Lutero tinha exercido. A expressão "Calvinismo" foi aparentemente usada pela primeira vez em 1552, numa carta do pastor luterano Joachim Westphal, de Hamburgo.


O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na sequência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana. Neste sentido, o Calvinismo foi originalmente um movimento luterano. O próprio Calvino assinou a confissão luterana de Augsburg de 1540. Por outro lado, a influência de Calvino começou a fazer sentir-se na reforma Suíça, que não foi Luterana, tendo seguido a orientação conferida por Ulrico Zuínglio. 


Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direcção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.


Uma vez que tem múltiplos fundadores, o nome "Calvinismo" induz ligeiramente ao equívoco, ao pressupor que todas as doutrinas das igrejas Calvinistas se revejam nos escritos de João Calvino.


O nome aplica-se geralmente às doutrinas protestantes, que não são luteranas, e que têm uma base comum nos conceitos Calvinistas, sendo normalmente ligadas a igrejas nacionais de países protestantes, conhecidas como igrejas reformadas, ou a movimentos minoritários de reforma protestante.


Nos Países Baixos, os Calvinistas estabeleceram a Igreja Reformada Neerlandesa. Na Escócia, através da zelosa liderança do ex-sacerdote católico John Knox, a Igreja Presbiteriana da Escócia foi estabelecida segundo os princípios Calvinistas. Na Inglaterra, o Calvinismo também desempenhou um papel na Reforma, e, de lá, seguiu com os puritanos para a América do Norte. Na França, os Calvinistas, chamados de Huguenotes, foram perseguidos, combatidos e muitas vezes obrigados ao exílio. Em Portugal, na Espanha ou na Itália, estas doutrinas tiveram pouca divulgação e foram ativamente combatidas pelas forças da Contra-Reforma, com a ação dos Jesuítas e da Inquisição.


O sistema teológico e as práticas da igreja, da família ou na vida política, todas elas algo ambiguamente chamadas de "Calvinismo", são o resultado de uma consciência religiosa fundamental centrada na "soberania de Deus".


O Calvinismo pressupõe que o poder de Deus tem um alcance total de atividade e resulta da convicção de que Deus trabalha em todos os domínios da existência, incluindo o espiritual, físico, intelectual, quer seja secular ou sagrado, público ou privado, no céu ou na terra. De acordo com este ponto de vista, qualquer ocorrência é o resultado do plano de Deus, que é o criador, preservador, e governador de todas as coisas, sem excepção, e que é a causa última de tudo. As atividades seculares não são colocadas abaixo da prática religiosa. Pelo contrário, Deus está tão presente no trabalho de cavar a terra como na prática de ir ao culto. Para o cristão Calvinista, toda a sua vida é um culto a Deus.


De acordo com o princípio da Predestinação, por causa de seus pecados,o homem perdeu as regalias que possuía e distanciou-se de Deus. O homem é considerado "morto" para as coisas de Deus e é dominado por uma indisposição para servir a Deus.


Só havia, então, uma maneira de resolver esse problema: o próprio Deus reatando os laços. Deus então, segundo a doutrina da predestinação, escolheu alguns dos seres humanos caídos para salvar da pecaminosidade e restaurar para a comunhão com ele. Deus teria tomado esta decisão antes da criação do Universo. Mas é claro que não é por causa de quaisquer boas ações que eles foram escolhidos: "porque pela graça sois salvos,mediante a fé, e isso não vem de vós;é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie".(Efésios 2:8,9) Os cinco pontos do Calvinismo (conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são doutrinas básicas sobre a salvação, definidas pelo Sínodo de Dort.São eles:


-Predestinação da alma (ou Predestinação absoluta);
-Eleição incondicional;
-Expiação limitada;
-Vocação eficaz (ou Graça Irresistível);
-Perseverança dos santos.


O Calvinismo também defende uma Teologia Aliancista e os Sacramentos como meio de graça, Santa Ceia e Batismo, incluindo o Batismo infantil. Calvino na sua principal obra, as Institutas diz: "Eis aqui por que Satanás se esforça tanto em privar nossas criaturas dos benefícios do batismo; Sua finalidade é que se esquecermos de testificar que o Senhor tem ordenado para confirmar as graças que ele quer nos conceder pouco a pouco vamos nos esquecendo das promessas que nos fez a respeito disto. De onde não só nasceria uma ímpia ingratidão para com a misericórdia de Deus, mas também a negligência de ensinarmos nossos filhos no temor do Senhor, e na disciplina da Lei e no conhecimento do Evangelho. Porque não é pequeno estimulo sabermos que educá-los na verdadeira piedade e obediência a Deus. E saber que desde seu nascimento foram recebidos no Senhor e em seu povo, fazendo-os membros de sua igreja." (CALVINO, 1999, p. 1069.) O Calvinismo deveria ser austero e disciplinado, ou seja: As pessoas não tinham direito a excessos de luxo, e conforto, sem esbanjamento matriana.


Interpretação Sociológica
Sociólogos como Max Weber e Ernest Gellner analisaram a teoria e as conseqüências práticas desta doutrina e chegaram à conclusão de que os resultados são paradoxais. Em parte explicam o precoce desenvolvimento do capitalismo nos países onde o Calvinismo foi popular (Holanda, Escócia e Estados Unidos da América, sobretudo).


O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. Consequentemente, a pergunta que qualquer Calvinista se faz é: "Estarei eu entre os escolhidos?".


Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não? 


Resposta: Deus me atraiu e eu cri na sua palavra. Ela é que me diz: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que crêem em seu nome". Pela graça sois salvos, isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguém se vanglorie.


Sendo um bom cristão, trabalhando muito, seguindo sempre todos os princípios bíblicos, o Calvinista prova a si mesmo que foi um escolhido, pelo seu sucesso como cristão. Não é a sua própria ação, mas de Deus, pois se Deus trabalha por ele, ele conclui que foi um dos eleitos.


Sendo assim, historicamente, para muitos Calvinistas, o sucesso no trabalho e a consequente riqueza poderá ser um dos sinais de que está entre os escolhidos de Deus. Os Holandeses, os Escoceses e os Americanos ganharam, então, a fama de serem sovinas, pouco generosos, interessados apenas no dinheiro. Estas características são na vida moderna quase um dado adquirido em qualquer cultura, mas nos tempos da Reforma Protestante, o Calvinismo terá instituído uma nova e revolucionária forma de relação com a riqueza. 


Ocorre que o uso dos ideais Calvinistas para o alavancar da sociedade capitalista é equivocadamente relacionado a ideais capitalistas intrínsecos ao Calvinismo. Calvino em sua obra afirma que a riqueza não tem razão de ser se não para ajudar aos que necessitam, e critica a avareza ao dizer que o fruto do trabalho só é digno se útil ao próximo:"Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para teu bel prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?" Sermao CXLI sobre Dt 24.19-22. OPERA CALVINI, tomo XXVIII, p. 204
"Condena o Profeta a estes ladrões e assaltantes que lhe parecia deterem o poder de oprimir a gente pobre e o pequeno trabalhador, uma vez que eram eles que tinham grande abundância de trigo e grãos; ... é o mesmo como se cortassem a garganta dos pobres, quando os fazem assim sofrer fome." Os Doze Profetas Menores, op. cit., Am 8.5


Mas o Calvinismo se espalhou pelos países que estavam passando pelo processo da Expansão Comercial. Entre eles os países eram: França, Holanda, Inglaterra, e Escócia. Isto atraíra vários comerciantes, e banqueiros.


A prosperidade econômica também foi um sinal da escolha divina, o que valorizava o trabalho, e a justificativa as atividades da burguesia.


Denominações Calvinistas
O Calvinismo é a doutrina de diversas denominações Protestantes, dentre elas destacamos:
-Igreja Reformada Suíça - religião oficial da maioria dos cantões da Suíça.
-Igreja Protestante Evangélica Holandesa - recentemente unificada, não é mais a religião oficial dos Países Baixos
-Igreja Reformada Francesa - a igreja dos Huguenotes
-Igreja Congregacional - concentrada na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, hoje parte da Igreja Unida de Cristo.
-Igreja Reformada Húngara
-Igreja da Escócia
-Igreja Presbiteriana do Brasil
-Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
-União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
-Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil
-Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal
-Missão Plena


Referências
KUYPER, Abbraham. Calvinismo. Editora Cultura Cristã, 2002.
Seaton, W. J. Os Cinco Pontos do Calvinismo. São Paulo: Editora PES.
Rodrigues,Joelza Ester História em Documento 6ª Série, Editora: FTD. Pág. 168

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja cristã evangélica neopentecostal, com sede no Rio de Janeiro - no Templo da Glória do Novo Israel, localizada no bairro carioca de Del Castilho.


Fundada no dia 9 de Julho de 1977, por Edir Macedo, a Igreja Universal do Reino de Deus se tornou o primeiro e maior grupo neopentecostal do Brasil e está presente em quase 200 países, segundo a instituição,sendo mais disseminada nos países de língua portuguesa.


Em poucos anos, a Igreja Universal cresceu e, após oito anos de fundação, dispunha de 195 templos em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2009, mais de trinta anos após sua fundação, a IURD possuía no Brasil mais de cinco mil templos, treze milhões de fiéis e quase 15 mil pastores.


História
Tudo começou em 9 de Julho de 1977, quando se abriram oficialmente as primeiras portas da futura Igreja Universal,que sem condições de alugar um imóvel próprio, o então pastor Edir Macedo iniciou as suas primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier, zona norte do Rio de Janeiro e que aquela época as divulgações da igreja era feita por dez obreiros, que colavam folhetos nos postes e convidavam as pessoas para participar as reuniões. Depois de algum tempo, Macedo alugou um galpão que era uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana, que atualmente é um templo que comporta mais de 2 mil pessoas sentadas.


Depois quando Edir Macedo, com o apoio de Romildo Ribeiro Soares, decidiu criar sua própria igreja. Após a criação da igreja, Soares desligou-se da IURD e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. Ambos eram membros da Igreja Pentecostal de Nova Vida antes de fundarem a IURD. As sucessivas separações teria ocorrido pela diferença do foco entre McAlister (fundador da Nova Vida) e os pastores R. R. Soares e Edir Macedo e depois entre estes, como afirma o livro O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo.


A expansão ocorreu pelo país em poucos anos. Depois de estabelecer os templos da IURD nos principais cidades do Brasil como Rio de Janeiro, e depois para São Paulo e Minas Gerais, chegando à Bahia e ao estado do Paraná, logo em 1980.No mesmo ano foi aberto o primeiro templo nos EUA em Mount Vermont, no estado de Nova Iorque com o nome de "Universal Church" e se expandindo para outros bairros como Manhattan e Brooklin.E em 1993 a igreja foi para Toronto no Canadá e que iniciou o seu trabalho em língua portuguesa.


Na Europa a IURD começou em Portugal em 1989 e que no seguindo semestre de 2010 foi iaugurado o primeiro templo construído inteiramente pela igreja no país e que em meados de 2010 o país já contava com mais de 100 templos espalhados pelo país.


O Japão foi o primeiro país a ser escolhido pela IURD para iniciar suas atividades na Ásia em 1996 na província de Shizuoka, cidade de Hamamatsu e que hoje é a matriz do país, e que possui uma das maiores concentrações de brasileiros residentes no Japão e que em 2010 já contava com 17 templos em todo o país.


Atualmente, a sede da IURD é a Catedral Mundial da Fé, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Templo da Glória do Novo Israel. Outra sede da igreja é o Templo Maior de São Paulo, localizado no bairro paulistano de Santo Amaro. Entre 1990 a 1995, a Igreja Universal passou de 900 mil para 3,5 milhões de fiéis, possuía mais de dois mil templos no Brasil (e sete mil pastores) e estava presente em 34 países, com 225 templos nos cinco continentes.


Em 2010, a igreja irá construir o Templo de Salomão que será a maior catedral da IURD do mundo e sucessor do Templo da Glória do Novo Israel localizado no Rio de Janeiro. O templo que será construído no bairro do Brás, São Paulo, Brasil tem a construção e estilo de uma réplica do Templo de Salomão que a bíblia cita, localizado em Jerusalém, Israel. Sua capacidade será de aproximadamente 13 mil pessoas sentadas, altura equivalente ao prédio de 18 andares e dois subsolos.


Doutrina
As doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais, como o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismo por imersão e da Ceia do Senhor. 


O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. Suas doutrinas estão resumidas no livro "Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus", de Edir Macedo.


Quanto à organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pela Igreja Católica. Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.


A IURD tem seus símbolos nas fachadas e nos interiores dos templos. Anteriormente usava a imagem de duas mãos juntas em oração, atualmente usa alternativamente algumas outras imagens, como um coração vermelho com uma pomba branca no interior, ou um candelabro judaico (menorá), ou ainda uma cruz. Faz uso de dois slogans: Jesus Cristo é o Senhor e Pare de Sofrer.


A IURD no Mundo
A Igreja Universal do Reino de Deus expandiu-se e hoje em dia está presente em mais de 180 países do mundo, entre os quais: Portugal, Estados Unidos, Rússia, Hong Kong (RAE da República Popular da China), Japão, França, Índia, Israel, África do Sul, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Equador, Letônia, Romênia, Botsuana, Namíbia, Moçambique, Angola, Tanzânia, Nova Zelândia, Filipinas, México, Inglaterra, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile, Jamaica, Grécia, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça, Peru, Guatemala, entre outros.


Trabalho social
Além do trabalho religioso, a IURD realiza trabalhos de cunho social e assistencial nos países onde atua, principalmente no Brasil. 


Dentre estes trabalhos, que incluem a capelania nos presídios e hospitais, há a Associação Beneficente Cristã (ABC) - uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 1994 que, sob o lema "Caridade não tem Religião", é responsável pela distribuição de alimentos e atividades de serviço social, saúde e cidadania, e é sustentada sobretudo pela contribuição de membros da igreja.


Outros atividades incluem o "Projeto Nordeste", financiado pela IURD em parceria com empresas privadas, e responsável por manter a Fazenda Nova Canaã, localizada no município de Irecê, no estado brasileiro da Bahia, o "Projeto Dose Mais Forte", destinado ao combate ao uso de entorpecentes, com acompanhamento e recuperação de viciados, principalmente na cidade de São Paulo, o "Sule" - Supletivo Universal Ler e Escrever - criado em 1998 e destinado à alfabetização de menores carentes a partir de 14 anos, jovens, adultos e idosos, e o projeto "Força Jovem Brasil", voltado ao público jovem, com cursos, cultura e esportes.


Publicações e veículos
Na Internet a instituição possui o Portal Arca Universal e, na mídia escrita, o jornal Folha Universal que, segundo o próprio periódico, tem tiragem de 2.300.000 exemplares por semana, e a revista Plenitude, de tiragem mensal. Há também os jornais Correio do Povo de Porto Alegre e o Hoje em Dia, de Minas Gerais, emissoras de rádio e TV (Record) que não têm cunho religioso. A Editora Gráfica Universal é responsável pela publicação de livros escritos ligados à IURD.


No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia, com programação musical gospel e várias emissoras locais, em AM e FM, com programação apenas evangélica. Possui ainda o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e TVs (ABRATEL). Também possui redes de radio e TV pelo mundo. A empresa que engloba todos os meios de comunicação é a Universal Produções. A IURD também é dona da gravadora "Line Records". Uma boa parte dos músicos e cantores desta gravadora são bispos ou pastores da IURD.


A Igreja fundou até mesmo, em 2005, seu próprio partido político, o Partido Municipalista Renovador,mais tarde, Partido Republicano Brasileiro - do qual era filiado o ex-vice-presidente da República do Brasil José Alencar.


Arca Universal
Um portal de conteúdos da IURD, como por exemplo torpedos de conteúdos sendo feito pela empresa Hanzo. O portal também já recebeu um prêmio Ibest na categoria de:"Religião e Esoterismo".


Revista Plenitude
Portal Imprensa
A revista Plenitude é a revista oficial da Igreja Universal do Reino de Deus,com a tiragem de mais de 330 mil exemplares,com variedades, atividades da Igreja, etc., e que é distribuída para os fiéis mediante oferta, e que também é usada na evangelização nas ruas, hospitais, presídios, etc. Agora também pode encontrar a revista plenitude nas papelarias e quiosques.


A revista trata também dos principais assuntos da atualidade, levando o cidadão a pensar em questões polêmicas como política, ação social (saúde, educação, sexualidade), além de dar orientação espiritual. Há também uma coluna dedicada a esclarecer dúvidas sobre o livro de Apocalipse.


Prisões, denúncias e fatos polêmicos
Em 1992, Edir Macedo foi preso após o Ministério Público denunciar o líder da Universal por "delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular". Após ficar onze dias detido,Macedo foi solto e livrou-se das acusações.A foto de Macedo na prisão virou capa de sua biografia autorizada "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo", editada em 2007.


Pela maneira de como eles exploram os pobres, a IURD foi excluída da Aliança Evangélica Portuguesa em 1992.


Desde 1995 a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (Ferede) não reconhece a IURD como igreja evangélica.


Em 1997, a Câmara dos Representantes da Bélgica descreveu a Universal como uma "associação criminosa, cujo único objetivo é o enriquecimento", "uma forma extrema de mercantilismo da fé ", cujas "atividades na Bélgica pode ser apenas uma fachada para ocultar atividades ilegais"; em Luxemburgo, "são talvez um sinal de que a organização está também envolvida em lavagem de dinheiro".


Em uma matéria publicada pelo New York Post em 2000 são feitas críticas da forma como a Universal age nos Estados Unidos, como o depoimento do ex-pastor Mario Justino que disse que durante uma década de pregação para a Igreja Universal no Brasil, Portugal e Brooklyn, seus superiores o encarregaram de "dizer às pessoas: 'Se você não dá, Deus não olha para os seus problemas.''Regina Cerveira, chanceler da Igreja Universal e administradora espiritual, em Nova York, insiste que "Uma pessoa que dá US $ 500 não vai alcançar mais bênçãos do que alguém que só dá 100 dólares."Muitas vezes as seções de exorcismo se transformam em dramas teatrais onde membros que se dizem possuídos por demônios só podem ter seus demônios expulsos pela igreja. 


Também são feitas críticas do óleo que é comprado em supermercados comuns e os pastores dizem aos fiéis que o óleo foi abençoado e veio de Israel.


Houve também o envolvimento de parlamentares em escândalos políticos como o Escândalo do mensalão e Escândalo dos Sanguessugas.Nesse último, ocorrido em 2006, de um total inicial de noventa parlamentares investigados devido a denúncia do empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, e de um total de setenta e dois indiciados e denunciados,dos vinte e oito evangélicos envolvidos,foi a igreja evangélica com maior participação, com 17 de seus 18 deputados.O sociólogo Ricardo Mariano, estudioso do tema, afirmou que: "Mais de 40% dos membros da bancada evangélica estavam envolvidos no escândalo dos sanguessugas e isso repercutiu negativamente e prejudicou o grupo como um todo" e "desde os anões do orçamento já havia um histórico de participação de evangélicos em esquemas de corrupção, mas esse foi com certeza o maior e o estrago foi considerável".O deputado evangélico Takayama (PMDB-Paraná) chegou a declarar que “Houve um ataque da mídia tentando vincular a questão dos sanguessugas com a bancada evangélica”.


Deve ser destacado também que a Igreja Universal teve uma reação diferente às acusações contra seus representantes no Congresso no caso dos sanguessugas, ao contrário de outras denominações religiosas, tanto as mencionadas quanto as não mencionadas. A IURD proibiu a candidatura à reeleição de parlamentares sob suspeita (uma proibição no sentido de que o candidato não contaria com o apoio da IURD) e, com isso, perdeu 14 postulantes. Em 2006, apenas dois membros da igreja tentaram a reeleição, mas não conseguiram assegurar o mandato.


Com base em uma denúncia do então deputado estadual de São Paulo Afanasio Jazadji, a Polícia Federal abriu em 2007 investigação contra Macedo pela suposta prática de crimes de falsidade ideológica, contra a fé pública, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.Ainda naquele ano, uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 2007 apontava que Macedo era o maior detentor de concessões na mídia eletrônica brasileira, com 23 emissoras de TV, entre elas a geradora da Rede Record, e 40 de rádio, e que a extensão financeira do conglomerado, registrada no então paraíso fiscal da Ilha de Jersey serviria para esquentar os dízimos recebidos pela Universal.


Em 2009, a Justiça brasileira aceitou denúncia do Ministério Público Federal paulista contra o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e mais nove integrantes dessa entidade religiosa, pelas acusações de formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro.A denúncia baseou-se em uma apuração da movimentação financeira da IURD ao longo de seus mais de 30 anos de existência. A investigação iniciada em 2007 levou à quebra judicial dos sigilos bancário e fiscal da igreja Universal e levantou o patrimônio acumulado por seus dirigentes entre 1999 e 2009 - já que, mesmo isentas de pagar impostos, as organizações religiosas são obrigadas a declarar o volume de recursos e bens doados que receberam de seus fiéis.Segundo a investigação, ao menos 50 empresas como emissoras de rádio e TV (em especial, a Rede Record), gráficas e agências de turismo controladas direta ou indiretamente por integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus são beneficiadas por doações feitas por fiéis em todo o país.


Segundo a Receita Federal, a IURD arrecada aproximadamente R$ 1,4 bilhão por ano. Por ser oficialmente uma instituição sem fins lucrativos, a Igreja Universal tem imunidade fiscal ao recolhimento do Imposto de Renda - em tese, os recursos arrecadados pela igreja, o dízimo dos seus fiéis (e portanto não tributado), deveriam ser usados exclusivamente em obras assistenciais. Por isso, a instituição tem sido alvo de investigação pelo Ministério Público Federal por suposto desvio do dízimo dos fiéis para empresas do líder da Igreja Universal e pastores ligados à instituição religiosa,e de acordo com a Promotoria, valores obtidos de fiéis da Universal foram remetidos para empresas no Brasil e depois para companhias com sede nas Ilhas Cayman.Em agosto de 2009, a Justiça brasileira abriu ação criminal contra o fundador Edir Macedo e mais nove pessoas ligadas a ele, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, acusados de se apropriar ilegalmente de dízimos e de ofertas de fiéis e de usar o dinheiro das doações para construir um patrimônio pessoal e comprar emissoras de televisão e rádio.Em 20 de Outubro de 2010 o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), anulou todas as acusações feita pelo Ministério Público contra a IURD e seus representantes por ser ilegal a investigação conduzida pelos promotores do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado,mas em outubro de 2010 Ari Pargendler, ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acolheu da Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo e restabeleceu pedido de auxílio direto encaminhado à Promotoria de Nova York para rastreamento de dados bancários e fiscais da Igreja Universal do Reino de Deus nos Estados Unidos. Contra a iniciativa de Mazloum, os advogados da Universal ingressaram com mandado de segurança, acolhido pela presidência do TJ que tornou sem efeito o acordo sob argumento de que tal medida deveria ter respaldo e autorização judicial no Brasil porque envolve quebra de sigilo.


Em 2010 a Promotoria de Justiça de Nova York acusou a tesoureira da Igreja Universal do Reino de Deus nos EUA Regina da Silva de fraudes e falsificações para obter empréstimos hipotecários de mais de US$ 22 milhões. Seu advogado disse na audiência que ela cumpriu com a maior parte das exigências legais para assegurar as hipotecas e argumentou que Silva não foi a beneficiária das transações, mas sim a própria Universal, segundo relato do New York Post. O promotor de Nova York Cyrus Vance disse que "fraude é sempre errada, mas é especialmente escandalosa quando os criminosos fazem uso de organizações religiosas, tribunais e agências estatais em seus esquemas". Para os promotores, ela enganou o governo e o Signature Bank ao fraudar solicitações de empréstimos em nome da igreja.


A Igreja Universal do Reino de Deus é investigada nos EUA sob suspeita de ter praticado os crimes de lavagem de dinheiro e conspiração. Dois doleiros brasileiros, Marcelo Birmarcker e Cristina Marini Rodrigues, disseram a promotores norte-americanos ter remetido ilegalmente o equivalente a R$ 420 milhões do Brasil para Nova York, no período entre 1995 e 2001. As remessas eram na razão de R$ 5 milhões mensais. Os investigadores dos EUA tentam descobrir o que a Universal teria feito com esses recursos nos EUA. A apuração é feita em caráter sigiloso e tem entre os seus alvos o bispo Edir Macedo e a tesoureira da igreja em Nova York, Regina da Silva. A investigação feita nos Estados Unidos sobre a igreja é um subproduto da maior operação já feita pela Polícia Federal contra doleiros, realizada em 2004. Chamada de Farol da Colina, ela resultou na prisão de 62 doleiros. Bimarcker e Marini Rodrigues operaram três contas no Merchants Bank de Nova York, nas quais teria passado dinheiro sem origem da Universal. Eram contas abertas em nome de empresas criadas em paraísos fiscais: a Milano Finance Inc., Pelican Holding Group e Florida Financial Group.


Polêmicas com outros grupos religiosos
A IURD tem também sido protagonista de diversas polêmicas e atritos com outros grupos religiosos, em especial as religiões da cultura afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda. Edir Macedo e outros pastores da IURD já foram acusados de intolerância contra essas crenças.Em 2005, a Justiça brasileira determinou a retirada de circulação de todos os exemplares do livro "Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?", de autoria de Macedo, por conta de seu teor preconceituoso.


Após realizarem críticas ao candomblé no programa "Ponto de Luz", exibido pela TV Record de Salvador, o bispo Sérgio Santos Correa e os pastores Gilberto Muniz Pereira e Marco Aurélio Trindade foram denunciados por discriminação religiosa pelo Ministério Público da Bahia em Abril de 2003. No programa, uma suposta ex-mãe-de-santo afirmou ter feito um "trabalho" de macumba para matar um desafeto e este, conforme a mulher, teria morrido. Vários praticantes do Candomblé declararam que tiveram terreiros atacados por evangélicos e acusaram a campanha da Igreja Universal de incitar esses atos.


Disputa com a Igreja Católica
A IURD apresenta um grande contraste com a Igreja Católica,tendo discordâncias não só doutrinarias como também políticas, tendo Edir Macedo já declarado que "a Igreja Católica é uma desgraça para o Terceiro Mundo" e que o Papa é "exclusivamente um político".Esse enfrentamento foi feito de diversas formas e até mesmo em disputas eleitorais. Isso gerou uma reação católica que publicamente abriu uma guerra contra a IURD, algo que contraria seu comportamento nos últimos anos no Brasil.


Em 12 de Outubro de 1995, data em que os católicos celebram Nossa Senhora Aparecida, o então bispo da Igreja Universal Sérgio Von Helde chutou e deu socos em uma imagem da santa, durante os programas "Despertar da Fé" e "Palavra da Vida", da Rede Record.Von Helde foi indiciado na Justiça por ofensa à fé alheia.


Alegação de perseguição
Alvo de críticas, a Igreja Universal afirma que é alvo de perseguições na grande imprensa brasileira, em especial da Rede Globo.


Ainda em 1995, a Rede Globo apresentou uma reportagem na qual Edir Macedo ensinava pastores a convencer fiéis a doar dinheiro para a Igreja Universal. Edir Macedo apresentou pedido para que fosse retirado o vídeo do site YouTube onde o bispo ensina pastores a pedir doações, no vídeo Edir afirma que os pastores têm de ser firmes ao pedir doações:“Tem de ser assim: Você vai ajudar na obra de Deus. Se não quiser ajudar, Deus arrumará outra pessoa para ajudar. Ou dá ou desce”. O pedido de liminar para a retirada do vídeo foi negado.


Foi dito na imprensa que o episódio do "chute na santa" foi também o estopim que a Globo esperava para desfechar uma grande campanha contra a Igreja Universal, mas, os resultados foram menos devastadores do que a Globo esperava.


Recentemente, tais acusações voltaram a ser repetidas.A Igreja Universal montou uma equipe que orienta seus fiéis a mover ações judiciais contra jornais que publiquem reportagens negativas à entidade religiosa, isso aconteceu após a Folha publicar a notícia que uma das empresas, a Unimetro está ligada com a empresa Cableinvest , registrada no paraíso fiscal da ilha de Jersey, havendo a hipótese que dízimo estava sendo nesse paraíso fiscal.Os jornais Extra (do Rio de Janeiro), A Tarde (da Bahia) e dois profissionais desses veículos foram alvos de indenizações por parte de pastores da IURD, por terem noticiado o ato de vandalismo em uma igreja católica por um membro da IURD.


Atividades paralelas de seus integrantes
Diversos de seus membros, na maioria bispos (incluindo o próprio Edir Macedo, que em 1989 comprou a Rede Record por 45 milhões de dólares e quitou outros 300 milhões de dólares de dívidas que a emissora tinha, com a emissora paulista passando a transmitir programas religiosos em boa parte de sua programação), possuem emissoras de TV e rádio, jornais (como os diários "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre), gráficas (Ediminas e Universal), além de quatro empresas de participações (que são acionistas de outras empresas), uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde.A IURD ainda possui uma empresa de táxi aéreo, a Alliance Jet.Entre as empresas de comunicação, são 23 emissoras de TV (integrantes das redes Record, Record News, a Rede Família e a IURD TV), além de 40 emissoras de rádio registradas em nome de um grupo de pastores, além de arrendar outras 36 emissoras de rádios que integram a Rede Aleluia.


Dissidências

-Igreja Internacional da Graça de Deus, igreja dissidente fundada pelo Missionário R. R. Soares, cunhado de Edir Macedo e co-fundador da IURD.
-Igreja Mundial do Poder de Deus, igreja dissidente fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, ex-bispo da IURD.




Notas e referências
↑ a b "Grupo Folha repete ataque a evangélicos" (html). R7. Rede Record. 20 de junho de 2010. (página da notícia visitada em 20/06/2010)
↑ a b c d e f g h "Igreja Universal completa 32 anos atuando em quase 200 países". padom. . (página da notícia visitada em 05/06/2010)
↑ a b "O valor das ofertas". folha.arcauniversal. . (página da notícia visitada em 25/08/2010)
↑ Uma perícia técnica revela que Edir Macedo pode ter fraudado documentos na venda de TVs - Revista Época, 20 de fevereiro de 2009
↑ a b c d Denúncia de promotores aponta 'prática de fraudes' contra a Universal e fiéis - G1, 11 de agosto de 2009
↑ "História". arcauniversal. . (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ Tavolaro, D, C. Lemos, Larousse, O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo, 250, Outubro de 2007
↑ "IURD no Brasil". arcauniversal. . (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ "Pelos quatro cantos da Terra IURD está presente em mais de 180 países". arcauniversal. . (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ "IURD no mundo: Canadá". arcauniversal. . (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ "Primeira Catedral da IURD construída na Europa". bispomacedo. . (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ "IURD no mundo: Portugal". arcauniversal. . (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ "Igreja Universal é a que mais cresce no Japão". gospelprime. 28 / janeiro / 2010. (página da notícia visitada em 18/10/2010)
↑ a b Igreja Universal - Veja, 25 de outubro de 1995
↑ "São Paulo terá três novos megatemplos religiosos" (html). noticias.gospelmais. 12 novembro 2008. (página da notícia visitada em 02/07/2010)
↑ {http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=78473 Crivella deve ser presidente de partido da Igreja Universal} - Correio do Brasil, 13 de janeiro de 2005
↑ Em um mês, PRB ganha mais de 100 mil filiados, segundo TSE - OESP, 28 de novembro de 2007
↑ JOSÉ ALENCAR SERÁ VICE POR MAIS QUATRO ANOS - G1, 29 de outubro de 2006
↑ http://www.overbo.com.br/portal/2008/05/23/7014/
↑ a b "Em entrevista para revista da IURD, Jerônimo de Sousa volta a atacar o Bloco de Esquerda". noticias.gospelmais.com.br. . (página da notícia visitada em 12/02/2011)
↑ "Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso". books.google.com.br. . (página da notícia visitada em 12/02/2011)
↑ Em entrevista com Edir Macedo, Record volta a criticar Globo - Esta fonte diz que ficou onze dias.
↑ Edir Macedo planeja templo maior que Cristo Redentor - Esta fonte diz que ficou onze dias.
↑ a b c d e Relembre as denúncias e investigações sobre a Igreja Universal - OESP, 11 de agosto de 2009
↑ a b c Federación de Entidades Religiosas Evangélicas de España - FEREDE (php) (em espanhol). FAREDE.org. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
↑ a b c Cuestionamiento mundial por enriquecimiento de secta - Al Frente - ElHeraldo.hn (html) (em espanhol). ElHeraldo.hn. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
↑ a b ONE HELL OF A WAY TO RAISE MONEY - HOLY-ROLLER CHURCH CASHES IN ON FAITHFUL - NYPOST.com (html) (em inglês). NYPOST.com. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
↑ a b ONE HELL OF A WAY TO RAISE MONEY - HOLY-ROLLER CHURCH CASHES IN ON FAITHFUL - NYPOST.com (html) (em inglês). NYPOST.com. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
↑ Brasil - NOTÍCIAS - O partido de Edir Macedo busca a salvação (html) (em português). Revistaepoca.com. Página visitada em 21 de fevereiro de 2010.
↑ O Dia (19 de fevereiro de 2009). Polícia Federal investiga envolvidos na Máfia das Ambulâncias (em português). Página visitada em 1 de março de 2009.
↑ Correio Braziliense (4 de junho de 2006). Evangélicos são mais atuantes (em português). Página visitada em 1 de março de 2009.
↑ Igrejas envolvidas no escândalo dos sanguessugas (html) (em português). Gospelmais.com. Página visitada em 21 de fevereiro de 2010.
↑ Frente religiosa poderá incluir católicos (em português) (10 de fevereiro de 2006). Página visitada em 25 de julho de 2010.
↑ Congresso em Foco (10 de outubro de 2006). A nova missão da bancada (em português). Página visitada em 1 de março de 2009.
↑ Marcelo Villas-Bôas, com Sabrina Craide (Portal Brasil) (16 de dezembro de 2006). Porque a fé perde votos e cadeiras no congresso (em português). Página visitada em 1 de março de 2009.
↑ a b c Universal chega aos 30 anos com império empresarial - Folha de S.Paulo, 15 de dezembro de 2007
↑ a b Igreja controla maior parte de TVs do país - Folha de S.Paulo, 15 de dezembro de 2007
↑ Universal repassou em 3 anos quase R$ 1 bilhão para emissora de TV, diz revista - G1, 12 de agosto de 2009
↑ a b Dízimo era usado em imóveis, diz Coaf - OESP, 13 de agosto de 2009
↑ "Folha.com - Poder - Justiça de SP anula processo contra bispos da Universal - 20/10/2010". Estadao.com.br. . (página da notícia visitada em 19/02/2011)
↑ "Tribunal anula toda a acusação do Ministério Público Estadual contra a Universal". R7. Rede Record. . (página da notícia visitada em 20/10/2010)
↑ "STJ restabelece cooperação com EUA para rastrear dados da Igreja Universal - politica - Estadao.com.br". Estadao.com.br. . (página da notícia visitada em 19/02/2011)
↑ "Folha.com - Poder - EUA acusam tesoureira da Igreja Universal de fraude - 12/07/2010". Folha.com. . (página da notícia visitada em 19/02/2011)
↑ "Folha.com - Poder - EUA investigam Igreja Universal por remessas de R$ 420 milhões - 24/08/2010". Folha.com. . (página da notícia visitada em 19/02/2011)
↑ Aos cem anos, umbanda ainda sofre preconceito - OESP, 16 de novembro de 2008
↑ Teor preconceituoso faz Justiça proibir livro de Edir Macedo - OESP, 10 de novembro de 2005
↑ Dono e diretores da Record são processados por descaminho Conjur, 2006
↑ GOMES, Edlaine de Campos. A Religião em Discurso: a retórica parlamentar sobre o aborto. In: DUARTE, Luiz Fernando Dias; GOMES, Edlaine de Campos; MENEZES, Rachel Aisengart; NATIVIDADE, Marcelo (orgs.). Valores Religiosos e Legislação no Brasil: a tramitação de projetos de lei sobre temas morais controversos. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 55.
↑ a b Marcelo Marthe (Veja) (10 de Outubro de 2007). No ar, mais um vice-campeão de audiência (em português). Página visitada em 05 de Novembro de 2009.
↑ Diário da Manhã (25 de setembro de 2008). muitos pastores da igreja que se elegeram para cargos de deputados, muitas vezes vencendo com uma grande disparidade numerica, alguns, acusados de roubar dinheiro dos cofres públicos em beneficio a IURD.IURD/__batalha_no_rio_vaticano_x_igreja_universal_ Batalha no Rio: Vaticano X Igreja Universal (em português). Página visitada em 20 de dezembro de 2009.
↑ Observatório da Imprensa (7 de fevereiro de 2007). Igreja x Igreja (em português). Página visitada em 20 de dezembro de 2009.
↑ O conto da santa - IstoÉ, 21 de abril de 2004
↑ Edir Macedo e Universal não conseguem tirar vídeo do YouTube - Consultor Jurídico, 24 de junho de 2007
↑ Nelson Hoineff (Observatório da Imprensa) (26 de Fevereiro de 2008). O segundo chute na santa (em português). Página visitada em 05 de Novembro de 2009.
↑ Record defende cobrança do dízimo e ataca Globo de novo - Abril, 13 de agosto de 2009
↑ a b Universal monta equipe para orientar fiéis a processar imprensa - Consultor Jurídico, 19 de fevereiro de 2008
↑ Fiéis da Universal processam "Extra" e "A Tarde" - Folha de S.Paulo, 15 de fevereiro de 2008
↑ Juízes dão mais duas decisões a favor da Folha - Folha de S.Paulo, 16 de fevereiro de 2008



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MUNDIAL DO PODER DE DEUS

A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma igreja neo-pentecostal. Foi fundada na cidade de Sorocaba em 9 de Março de 1998 pelo Apostolo Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).


Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construída, localizada na Rua Carneiro Leão, no Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a prosperidade financeira, a cura e os milagres.


História
Valdemiro Santiago, então bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fazia reuniões dos fiéis da igreja em Sorocaba e apresentava programas religiosos da igreja na Rede Record.


Na Igreja Universal, atuou por 18 anos e se desligou em 1997, depois de um suposto desentendimento com Edir Macedo.Logo após fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, sendo que o pesquisador da área da sociologia da religião, Ricardo Mariano afirma que as crenças e práticas mágico-religiosas da Mundial são uma cópia da Universal.Sendo que, além de convidar parte da cúpula da IURD, atraiu também dezenas de pastores, prática que foi abandonada, quando membros da Mundial começaram a temer que houvesse pastores da IURD infiltrados entre os pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus.


A igreja Mundial, bem como seu líder Apóstolo Valdemiro Santiago, tem como principal visão salvar vidas,através da única verdade desse mundo , "a palavra de Deus"a bíblia sagrada.


No dia 3 de Março, às 15h00 em Sorocaba, fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus (localizada na Avenida São Paulo, 555), tirando referências de "(...) Universal do Reino (...)". Antes da criação da nova igreja, Valdemiro ainda era bispo da IURD, que realizava diversas reuniões, a 1ª com fundação da nova igreja, tinha 16 membros.


Em apenas 10 anos, a IMPD cresceu rapidamente, espalhando-se igrejas em todos os estados brasileiros e até no exterior.


Graças ao vasto trabalho pelo rádio e pela TV, Conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda


Em 2009, já dispunha de mais de 2.000 templos no Brasil e exterior.


Em Portugal, como em outros países da Europa, todos os templos da Igreja do Caminho foram transferidos para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Seu líder, o pastor Ronaldo Didini hoje faz parte do quadro de pastores da IMPD e ocupa a função de diretor de programação da Rede 21.


Atualmente a Igreja Mundial do Poder de Deus recebe vários fiéis que pertenciam a igrejas que estão, ou passaram por grandes crises, como a Renascer em Cristo, por exemplo.


Posições da Igreja
A Igreja aceita a chamada teologia da prosperidade, surgida em igrejas evangélicas dos Estados Unidos em 1960, em que os fiéis são estimulados a fazerem doações às igrejas evangélicas para obter favores de Deus. A Mundial acredita que tudo (dinheiro, cura, felicidade) é dado por Deus a partir da fé do próprio fiel, fé que encontra sua expressão nas doações em dinheiro feitas à Igreja.

Hierarquia Eclesiástica
A IMPD tem como seu fundador Valdemiro Santiago de Oliveira, com o título de apóstolo, sendo seus subordinados na hierarquia eclesiástica da mesma os bispos, pastores e corpo de obreiros.


Mídia
Valdemiro Santiago publicou livros e gravou CDs, VHSs e DVDs, antes de lançar a em outras mídias em 2008:


Jornais
A IMPD conta com o único jornal, Fé Mundial, com tiragem mensal de 500 mil exemplares.


Revistas
A IMPD conta com a única revista, Mundial Sem Limites, de tiragem mensal, com tiragem mensal de exemplares não disponível.


Rádios
A Igreja arrendou a Rádio Ômega FM e já recebeu outro nome: Rádio Ômega Mundial FM.


A sua grade de programação já foi reformulada com mensagens e programas de pastores da IMPD, e conta com a retransmissão de áudio dos programas de TV transmitidos todos os dias diretamente do Grande Templo dos Milagres.


Em Fevereiro de 2009 a Igreja arrendou a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, que antes pertencia às Organizações Globo.


Desde 2010, possui uma rádio em São Paulo, denominada "Sê Tu uma Bênção", em 98,1 FM.


TVs
TV Igreja Mundial
A IMPD fica conhecida no Brasil a partir de 2008, quando o Grupo Bandeirantes aluga 22 horas da Rede 21, que gerou polêmica, pois nunca houve a concessão de um grupo de comunicação a uma igreja só para pregar evangelho.


Em 2009, alugou algumas horas da igreja à RedeTV!, que chegou até vencer a Rede Bandeirantes na Grande São Paulo.


Assistência Social
A Associação Mundial de Assistência Social (AMAS) é uma entidade filantrópica ligada à IMPD, destinada à assistência de meninos e meninas de rua e tem como presidente a bispa Franciléia Oliveira. A entidade conta com uma equipe de profissionais voluntários, como médicos, enfermeiros, dentistas, professores, advogados, cabeleireiros e outros profissionais e procede visitas constantes a regiões carentes, levando alimentos, roupas e agasalhos. 
http://amas-impd.blogspot.com/


Controvérsias
Igreja
A ênfase exagerada em ofertas, dízimos, campanhas de cura e libertação espiritual, milagres e a prosperidade financeira associada a prática da simonia são os principais motivos de crítica relacionadas a IMPD devido a seu caráter totalmente heterodoxo.


Dissidências
A Igreja Mundial Renovada é a primeira dissidência da Igreja Mundial do Poder de Deus. O nome "Mundial Renovada" também é uma alusão à Universal. Em Abril de 2009, o bispo Roberto Damasio desligou-se da IMPD. Em 29 de Maio de 2010, inaugurou a sua própria igreja, a Igreja Mundial Renovada.


O pastor Givanildo de Souza, uns dos primeiros fiéis da igreja de Sorocaba em 1998 e inclusive até próximo ao fundador da Mundial, deixou a igreja em 2010. Ele alegou que deixou a igreja por discordar da igreja de obter dízimos, geralmente muito alto. Em Agosto de 2010, deixou a igreja e em Setembro fundou a igreja Missionária do Amor, com sede em Araçatuba, interior de São Paulo.


Em 2011 o Bispo José Silva deixou a Igreja Munidal do Poder de Deus para fundar a Igreja Evangélica Celeiro de Deus em Curitiba - PR, seguindo a mesma linha de sua dissidência.


Referências
↑ a b c d Cardoso, Rodrigo et Loes, João. "O homem que multiplica fiéis", IstoÉ, nº 2151, fevereiro de 2010
↑ http://noticiasdatv.com/2010/01/05/igreja-mundial-vai-protestar-contra-prefeito-gilberto-kassab/
↑ http://noticias.gospelmais.com.br/valdemiro-santiago-da-igreja-mundial-em-seu-programa-tem-superado-tv-band-segundo-ibope.html
↑ Ex-pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus faz acusações contra Apóstolo Valdemiro. O Verbo (11 de setembro de 2010). Página visitada em 20-05-2011.