Arqueologia da tatuagem
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia,tatuavam-se em rituais ligados a religião
A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma prática demoníaca, comumente caracterizando-a como prática de vandalismo no próprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espírito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.
O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.
James Cook
O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.
Aparelho elétrico para se fazer tatuagens.
Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison
Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos.
Brasil
No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.
Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.
Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.
Temas
Os temas são infinitos e variam tanto quanto as personalidades dos tatuadores e tatuados. As motivações são inúmeras, e não há uma forma definida ou percurso que explique o desejo e e sua efetivação na realização da tatuagem, um evento a princípio antinatural (biologicamente). Portanto considera-se um movimento do ser simbólico-social, que supera o instinto de autopreservação, uma característica absolutamente humana. O contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito despojado são alguns dos níveis que podem dar vazão ao processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobredeterminado, desde sua origem histórica até o contínuo uso na contemporaneidade.
Cuidados pós-tatuagem
Filme plástico
Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia. Nosso corpo expele um excesso de pigmento nos três primeiros dias, o plástico impede que este excesso endureça em forma de crosta A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos.
Lavagem
Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.
Água
A água é um elemento importante para o processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.
IMPORTANTE:Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Crosta
Não puxe a crosta. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a crosta.
Alimentação
Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.
Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.
A Bíblia e a tatuagem
Pode um cristão fazer tatuagem?
A Bíblia não trás uma proibição específica sobre o uso de tatuagens,entretanto há um texto que é muito usado contra o uso da mesma por cristãos,e sobre a não aceitação de Deus a tal prática,o texto se encontra em Lv:19-28,"...Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne,nem fareis marca alguma sobre vós.Eu sou o Senhor..."porém no contexto podemos ver que Deus esta se referindo a judeus que faziam tatuagens cultuais,em sinal de adoração a divindades pagãs,e no Novo Testamento não encontramos uma especificação clara a esse respeito,porém a Bíblia é clara em nos dizer que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo,1ªCo:3-16,17"...Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?Se alguém destruir o templo de Deus,Deus o destruirá,porque o templo de Deus,que sois vós,é santo..." e 1ªCo:6-19,20"...Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo,que habita em vós,proveniente de Deus,e que não sois de vós mesmos?Porque fostes comprados por bom preço,glorificai,pois,a Deus no vosso corpo e no vosso espírito,os quais pertencem a Deus..."e ninguém gostaria de ter um templo todo sujo,pichado,etc.
Paulo fala em 1ªCo:6-12"...Todas as coisas me são licítas,mas nem todas me convêm.Todas as coisas me são lícitas,mas eu não me deixarei dominar por nenhuma..." e também em 1ªCo:10-23"...Todas as coisas me são lícitas,mas nem todas as coisas convêm,todas as coisas me são lícitas,mas nem todas as coisas edificam..."a palavra de Deus é clara em nos dizer que nem tudo convêm e nem tudo edifica,apesar da liberdade cristã que adquirimos em Jesus,o uso da tatuagem é uma delas,mesmo sendo a tatuagem hoje vista de forma menos preconceituosa aqui no Brasil,ainda assim é meio marginalizada no meio cristão evangélico,trazendo desconfiança,e podendo gerar desconforto na vida daqueles e daquelas que a possuí no meio da comunidade.
Além disso o candidato a ter o corpo tatuado,deve levar em consideração a pergunta:"Por qual ou por quais motivos quer tatuar-se?"Cristo nos satisfaz,e Nele não necessitamos de tais coisas para nos sentirmos bem.
Outra coisa também é que geralmente os tatuados se arrependem de terem feito tal coisa e desejam apagar o que tatuaram,principalmente quando o desenho é de cunho romântico,com o nome de namorado(a) etc.
E não esquecer também que muitas tatuagens tem um significado no mundo do crime,trazendo assim identificação entre criminosos,gerando desentendimentos com as autoridades,no caso a polícia.
Enfim,para você que pensa em se tatuar,será que isso vai trazer alguma edificação espiritual para sua vida,pense nisso...
Gilvan P.Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário