Google Website Translator Gadget

terça-feira, 27 de março de 2012

Cultivadores de bonsai:podando e limitando o crescimento espiritual!




Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai), que significa "árvore em bandeja",além de simplesmente estar num vaso raso,a planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos.Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa,na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

Mais do que cuidadosa poda e adubação,é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística,pois o crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas,exemplos:
-Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado: Uma árvore não possui essa restrição na natureza,por isso cresce livremente.
-Uso de adubos com menor quantidade de nitrogênio: O nitrogênio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.
-Rega em quantidades moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não se pode fazer é molhar o bonsai todos os dias,ele não seca de um dia para o outro,por isso o clima,o vento,a localização da árvore vão sempre incidir diretamente na frequência de rega. 

As árvores não são modificadas geneticamente. Praticamente qualquer espécie pode ser utilizada.Podem ser encontrados bonsais de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 80 cm.

Podemos encontrar, na natureza, árvores que crescem em formas bastante variadas. Essas formas são imitadas através de "treinamento" (aramação:o uso de arames,e poda).

Agora você deve estar se perguntando,onde eu quero chegar com tudo isso.É que meditando na palavra de Deus,e analisando acontecimentos relatados por diversos irmãos e irmãs,de inúmeras denominações comecei a comparar irmãos e irmãs a estes bonsais e seus pastores e líderes com seus cultivadores.

A Bíblia por diversas vezes nos compara a árvores,veja,Is:61-1,3;Jr:17-8;Mt;7-17;Mt:12-33;Sl:1-1,2;Jo:15-1,5,eramos zambujeiro e fomos enxertados na oliveira,somos agora ramos da videira,a semente da palavra do Senhor foi plantada em nós,e agora precisamos crescer,aí entra em cena a figura do cultivador,líderes e pastores,são os responsáveis pelo crescimento dos novos membros.

Esse é exatamente o quadro pintado em muitas de nossas igrejas evangélicas por aí a fora,líderes e pastores com "habilidades artísticas"que fazem de tudo para manter seus liderados num vaso pequeno,raso e estreito,sempre podando suas raízes,racionando constantemente  sua regação,mantendo-os sempre com escasses de água(palavra),para que fiquem sempre ali,presos,limitados,pequenos e tímidos,perdendo sua beleza,capacidade e função natural,de abrigar,proteger e produzir frutos,para serem apenas mais um enfeite entre tantos outros,só ocupando espaço,e mais nada.

Vemos pessoas com grande potencial para liderar,apascentar,pregar,ensinar,cantar,administrar,enfim, portadores de diversos dons e talentos,para serem usados na obra de Deus,para glória do seu nome e edificação da sua igreja,desanimados,encostados e enterrando seus talentos,deixando de lado as promessas de Deus,e esquecendo-se do chamado do Senhor da seara.

Homens e mulheres cheios de qualificações bíblicas,sociais e familiares,para trabalharem frutificando em toda boa obra,desacreditados por seus líderes,que de forma alguma os incentivam,estimulam,ou os ajudam,ensinando-os a usarem o que Deus está lhes dando,pelo contrário,apenas criticam,oprimem e os "usam" quando lhes é conveniente,apenas mantendo a aparência e acalmando os ânimos com cargos e funções que nada tem a ver com o propósito específico de Deus na vida de cada um.

Consequência disso,é o grande número de cristãos frustrados,cansados de esperarem uma oportunidade para desempenharem o que foram chamados e capacitados para fazerem,mas não por causa de Deus,e sim por causa de homens e mulheres,soberbos e orgulhosos,que estão com o coração cheios de competitividade,fazendo a obra de Deus para mostrar para os outros,tentando sempre serem os melhores,não para agradar a Deus,e sim a outros homens e mulheres e a si mesmos,alimentando seus desejos carnais de superioridade,enciumados e com medo de perderem seus "lugares de destaque",não perdem tempo em podar,limitar e é lógico criticar,ferindo e matando aos poucos seus liderados,prendendo-os nesta situação degradante como escrevi antes,com cargos e  funções tentando conter a insatisfação e desfocar suas visões. 

Pastores e líderes que vez ou outra até pregam:"Deus vai levantar,homens,mulheres e jovens aqui neste lugar!",mas não se iluda,se ele ou ela não estiver incluído,aí não pode,anos se passam e continuam  a mesma cúpula ditatória,com suas frases decoradas  e desgastadas pelo tempo,sei que corro risco de ser taxado de vários nomes,que nem me atrevo  a mencionar,mas não ataco pessoas em particular e muito menos denominações,e sim exponho uma situação real em nosso meio,que infelizmente os pivores tem sido líderes e pastores corrompidos por este sistema mercadológico

Preciso salientar que a igreja não é um lugar para competirmos uns com os outros,e sim onde iremos exercitar nossos dons espirituais,1ªCo:12-1,11,dons ministeriais,Ef:4-11,16,tudo isso para a edificação do corpo de Cristo.A igreja não esta fundamentada em cima de pastor ou nenhum outro líder falível,e sim na pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,o Bom Pastor,o Bispo das nossas almas,a pedra Angular rejeitada pelos construtores,Jo:10-11;1Pe:2-6;1ªCo:3-11.

Precisamos experimentar uma mudança de mente urgente,como descrito em Rm:12-2"...transformais-vos pela renovação do vosso entendimento...",para compreendermos que não estamos exercendo ministério como competindo numa corrida de 50 ou 100 metros rasos,e sim num revesamento 4 por 4,onde um passa o bastão para o outro e a equipe toda é vencedora,assim é a igreja,não corremos sozinhos,isolados,e sim juntos unidos,num só propósito,que é de engrandecer o nome do Senhor,não se importando com quem esta plantando,ou quem esta regando,e sim com quem esta dando o crescimento,a saber Deus,o Pai Celestial.a ELE  sim toda a honra,a glória,majestade e louvor,para sempre.Amém!
                Gilvan P.Guimarães




2 comentários:

  1. Olá Gilvan, graça e paz! o blog é muito bacana.
    abraços
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. graça e paz meu irmão!valeu,Deus te abençoe!abraço...........

      Excluir