Google Website Translator Gadget

sábado, 27 de julho de 2013

Jezabel!Toda mulher que usa maquiagem é igual a ela?

Jezabel,também conhecida como Jezebel,foi uma princesa fenícia casada com o rei  de Israel Acabe.
Jezabel era filha do rei dos Sidônios Etbaal,tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia.A sua história é conhecida através do 1ºRs do Antigo Testamento.

Jezabel continuou a adorar os deuses fenícios,mas não se limitou a isso,pois combateu o Deus de Israel.Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus baal e os 400 profetas da deusa Azera (deusa fenícia da fertilidade).No palácio real seria mesmo construído um templo dedicado a Baal.

Aparentemente o seu próprio marido sentiu-se atraído pelo culto destes deuses,relegando o Senhor para segundo plano.Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto devido à perseguição promovida pela rainha.

A resistência local contra esta política religiosa foi encabeçada pelo profeta Elias.Numa espécie de concurso religioso levado a cabo no Monte Carmelo,Elias derrotou todos os profetas de Baal,que morreram,pretendendo desta forma o Livro de Reis mostrar como o Deus de Israel era a única divindade.Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias,que teve fugir para Judá.

Mulher determinada e independente,Jezabel não olhava a meios para conquistar os seus objetivos.Acabe desejava a vinha de Nabot,contígua ao palácio de Jezrael,mas este recusou-se a vendê-la.Sabendo-se disto,Jezabel envolveu-se na questão,enviando cartas em nome de Acabe aos chefes de Jezrael.O conteúdo das cartas ordenava a detenção de Nabot por blasfêmia contra Deus e contra o rei e a execução deste por apedrejamento sob denúncia de duas falsas testemunhas.Segundo a lei da época, a propriedade de alguém que tivesse cometido estas ações passaria para o rei.Nabot foi executado e Jezabel presenteou o marido com a vinha.Quando Elias soube desta ação profetizou que cães devorariam Jezabel no campo de Jezrael.

Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real,na qual matou o filho de Jezabel,Jorão.Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça,desafiando Jeú da janela do palácio.Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela.
Jezabel morreu,tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos.Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha.

Depois de ter feito uma refeição no palácio,Jeú ordenou que a Jezabel fosse sepultada,dado que se tratava da filha de um rei.De acordo com o Segundo Livro de Reis,os servos do palácio apenas encontraram o crânio,os pés e as mãos da rainha.

Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado na cultura popular a uma mulher sedutora sem escrúpulos.
 Entretanto no que se refere ao meio cristão,este nome tem implicações mais abrangentes do que na cultura popular.
Primeiramente o nome Jezabel no meio pentecostal ganhou uma conotação de mulher vaidosa,insubmissa e independente.Porém de forma equivocada associam o uso de maquiagem de forma pejorativa,por causa desda rainha,irmãos e irmãs preconceituosos e religiosos taxam irmãs que gostam e usam brincos,maquiagens,e outros acessórios femininos,como “Jezabel”,dizendo com isso que as tais são impias,vaidosas,insubmissas,etc.

Todavia é imprescindível dizer que o fato da reprovação desda mulher não era o uso de maquiagens,ou outros acessórios femininos,e sim a sua influência religiosa,contra o Deus de Israel,que resultou na idolatria do Rei Acabe,como também de todo o povo de Israel,por isso Jesus faz menção a atitude da profetiza que se encontrava na Igreja de Tiatira,fazendo assim um paralelo com a influência desta mulher ímpia,Ap. 2:20-26 "Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensina e engana meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de praga a seus filhos e todas as igrejas saberão que Eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as suas obras. Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes retende-o até que Eu venha. E ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras Eu lhe darei poder sobre as nações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário