Google Website Translator Gadget

domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma laranja podre estraga todas as outras?!



Este ditado popular é bem conhecido aqui no Brasil,e quando o citamos nos referimos a pessoas que devido sua má influência tanto em suas atitudes,hábitos e palavras,estragam e digo mais,"contaminam",e levam outras pessoas a agirem e a falarem da mesma forma.

No meio cristão não é diferente,pois uma só pessoa pode estragar,ou contaminar uma igreja inteira,lembra-se do episódio descrito em Nm:13-27,33;em que dez espias incrédulos contaminaram todo o povo de Israel com suas murmurações,dúvidas e incredulidades,levando o povo a duvidar das promessas de Deus de conquistarem a terra prometida.

Não é a toa que a bíblia é repleta de conselhos nesta área da comunicação,pois "...a morte e a vida estão no poder da língua,e aquele que a ama comerá do seu fruto..."Pv:18-21.O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios em sua primeira carta no capítulo 15 e versículo 33,que "...as más conversações corrompem os bons costumes..."é verdade,pois o veneno espalhado pela língua é rápido e eficaz,e se espalha fazendo suas vítimas e angariando seus adeptos propensos ao mal uso da língua.

Sou totalmente contra ao ensino da confissão positiva,e do uso de termos neurolinguísticos para se abençoar ou ser abençoado,entretanto as palavras tem a capacidade tanto positiva quanto negativa,veja:
Negativa: elas machucam,ferem,magoam,humilham,derrubam,enganam, mentem, destróem,desanimam,entristecem,por fim,matam a alma.
Positivo:curam,saram,consolam,elogiam,exaltam,levantam, ensinam,constróem,animam,alegram,e por fim vivifivam a alma.

Mas ao contrário do que se pensa através das palavras não revelamos ou expomos apenas aqueles de quem falamos,pois as palavras revelam nosso próprio caráter,maturidade e estado interior,se estamos tristes ou felizes,como ensinou o próprio Jesus em Mt:12-34,35"...Raça de víboras,como podeis vós dizer boas coisas,sendo maus?Pois do que há em abundância no coração,disso fala a boca,O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro,e o homem mau,do seu mau tesouro,tira coisas más..."

A Bíblia é rica de advertências nesta área,porque o uso da língua é mas influente para o mal,é como se diz "notícia ruim chega rápido".Além disso o mal uso da língua pode destruir relacionamentos,veja o que diz a palavra de Deus em Pv:16-28"...O homem perverso levanta a contenda,e o difamador separa os maiores amigos..." e também em Pv:17-9"...O que encobre a transgressão busca a amizade,mas o que renova a questão separa os maiores amigos..."e isso Deus abomina,Pv:6-16,19"...Estas coisas o aborrecem o Senhor,e a sétima a sua alma abomina:Olhos altivos,língua mentirosa,mãos que derramam sangue inocente,coração que maquina pensamentos viciosos,pés que se apressam a correr para o mal,testemunha falsa que profere mentiras,e o que semeia contenda entre irmãos..."

É triste vermos uma pessoa insatisfeita com a vida,pois ela é mau humorada,demasiadamente crítica,vê defeitos em tudo e em todos,duvida das pessoas,amigos(as),parentes,irmãos(ãs),líderes(pastores) e até de Deus.Não desfrutam da beleza da vida e nem da intimidade com Deus,passa a se preocupar somente com o que os outros estão fazendo,pensando e falando ao seu respeito,é sempre a vítima aos seus próprios olhos,nunca erra,e nunca pede perdão.

Algumas vezes ouvi a frase,"pessoas feridas ferem",é a mais pura verdade,a amargura e o ressentimento,levam as pessoas a falarem mau do próximo,levando os outros a terem a mesma opinião sem ao menos conhecer aquele(a)de quem se falam,um exemplo disso é simples,quantas vezes nós mesmos tínhamos um pré-conceito a respeito de tal pessoa e pensávamos ou dizíamos,"fulano(a) é metido(a),orgulhoso(a) só porque ouvimos alguém falar,mas quando passamos a conviver  e conhecer realmente tal pessoa vemos o quanto estávamos errados.

Precisamos ler o que está em Hb:12-15"...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus,e de que nenhuma raiz de amargura,brotando,vos perturbe,e por ela muitos se contaminem..."

Temos o hábito de tirarmos a responsabilidade dos nossos próprios ombros,e a colocamos nos outros,foi assim desde o príncipio no jardim do Éden,Gn:3-11,13"...E Deus disse:Quem te mostrou que estavas nú?Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?Então disse Adão:A mulher que me deste por companheira,ela me deu da árvore,e comi.E disse o Senhor Deus à mulher:Porque fizeste isto?E disse a mulher:A serpente me enganou,e eu comi..."Responsabilizamos os outros por nossos erros e fracassos,isso não é causado apenas pelo sentimento de culpa,mas pode ser também motivado pela inveja,frustração ou orgulho. 

Necessitamos atentarmos para a palvra de Deus em Pv:10-19"...Na multidão de palavras não falta transgressão,mas o que modera os seus lábios é prudente..."e também em Pv:13-3"O que guarda a sua boca conserva a sua alma,mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação..."e  tem mais Pv:21-23"...O que guarda a sua boca e a sua língua,guarda das angústias a sua alma..."

É quase impossível falarmos de língua e não lembrarmos do profeta Isaías,que no capítulo 6 do livro que leva o seu nome,viu a glória de Deus e reconheceu o quanto estava errado,e se prostra sendo purificado por Deus,por intermédio de um serafim que usava uma tenaz com uma brasa viva tirada do altar do Senhor,sendo em seguida comissionado como profeta do Senhor para levar a palavra de Deus.

Se é isso que queremos,devemos suplicar a Deus que purifique os nossos lábios e pedir como pediu o salmista no Sl:141-3"...Põe,ó Senhor,uma guarda á minha boca,guarda  aporta dos meus lábios..."pois "...não convêm que isso se faça assim,porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?..."Tg:3-10,11

Deus muito lhe abençoe!
                                            Gilvan P.Guimarães




Nenhum comentário:

Postar um comentário