Google Website Translator Gadget

sábado, 12 de novembro de 2011

Igreja Messiânica,um alerta sobre o pseudo-cristianismo!

Igreja Messiânica Mundial (世界救世教 Sekai kyūsei kyō em japonês) é uma instituição religiosa fundada em 1 de Janeiro de 1935, no Japão, por Mokiti Okada (1882-1955),cujo nome religioso é Meishu-Sama (Senhor da Luz). Ela é classificada como uma nova religião japonesa (NRJ). Mokiti Okada, afirma que, por revelação, recebeu de Deus a missão de dar início à construção do Paraíso Terrestre, o mundo ideal consubstanciado na trilogia verdade, bem e belo em que a civilização atual se transformaria ainda neste século 21. 


Um mundo em que a doença, a miséria e o conflito dariam lugar à saúde, a prosperidade e à paz.O elemento principal da Igreja Messiânica é a crença no Johrei, que seria a transmissão de Luz Divina através da palma das mãos e que pode ser praticado por todos os messiânicos. Acredita-se que o Johrei traz purificação espiritual o que traz bem estar, cura de doenças e uma saúde perfeita.


A religião tem hoje no Brasil cerca de 109 mil membros.


Doutrina da Igreja Messiânica Mundial
Os messiânicos crêem em Deus, Criador do Universo. Crêem que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Crêem, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão. Crêem que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, o membros da Igreja Messiânica Mundial, empenham-se em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, que segundo eles, são as três grandes desgraças que assolam este mundo.


Meishu-Sama e o movimento
Com espírito científico-religioso, Mokiti Okada mais tarde conhecido como Meishu-Sama (Senhor da Luz), deixou uma vasta obra literária, tratando sobre os mais variados assuntos da vida humana, sob a ótica espiritual, explicando a causa das doenças, da pobreza e dos conflitos; a situação em que se encontra o mundo atual; bem como as mudanças que ocorrerão, e o que o homem deve fazer para enfrentar essa fase, tornando-se um ser paradisíaco. Explicou a principal prática altruísta da Igreja que é o Johrei; qual é a missão do homem; a constituição do mundo espiritual e sua relação com o mundo material; a verdadeira alimentação,que é aquela na qual se consome alimentos produzidos através de técnicas agrícolas que não utilizam adubos químicos e agrotóxicos; tratou sobre educação, economia, política, arte, entre outros assuntos relacionados com a humanidade.


Como legado artístico, deixou, além de suas obras pessoais (caligrafias, desenhos, etc.) que incluíam jardins e projetos arquitetônicos, um museu de arte(Hakone Museum of Art) com uma coleção que inclui 3 tesouros nacionais e 65 patrimônios culturais do Japão, que atualmente estão expostos no MOA Museum na cidade de Atami.


O Johrei
Palavra criada por Meishu-Sama com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: JOH – "purificar" e REI – "espírito". Assim ele denominou o método de canalizar com as mãos, a intangível, infinita e poderosa energia espiritual que, pela sua origem e benefícios, é considerada Luz Divina. A felicidade ou a infelicidade depende do nível espiritual de cada um. Quanto mais impurezas espirituais e físicas o homem acumula, mais "pesado" fica o espírito, decaindo nas camadas do mundo espiritual, onde a luz é escassa. O Johrei purifica as impurezas do homem e possibilita que ele se eleve espiritualmente para camadas onde a Luz é intensa. A Luz é a fonte da saúde, da sabedoria e da felicidade. Assim explica Meishu-Sama: "A pregação das doutrinas religiosas agem do exterior para a alma. Mas o ato purificador do Johrei projeta a Luz Espiritual diretamente na alma, despertando-a instantaneamente. Os que ingressam, alcançam rapidamente uma percepção superficial e, em seguida uma percepção mais profunda. Além de superarem suas próprias tragédias, tornam-se aptos, também, a eliminar as tragédias alheias."


Expansão
Existem várias instituições religiosas que seguem a linha de pensamento de Meishu-Sama. No Brasil, entre outras, há a Igreja Messiânica Mundial do Brasil.


Atualmente atividades de expansão, da filosofia de Meishu-Sama e da prática do Johrei, acontecem em unidades chamadas de Johrei Center. 


No Brasil existem mais de 600 unidades. Nestes locais as pessoas podem receber, gratuitamente, o Johrei e também recebem cursos sobre o pragmatismo da filosofia de Mokiti Okada. Todas as atividades são desenvolvidas por voluntários.


A expansão da Igreja Messiânica também acontece através da Fundação Mokiti Okada que desenvolve pesquisas na agricultura, recuperação do meio ambiente, saúde e educação. A fundação também engloba a escola de Ikebana Sanguetsu que ensina os princípios pragmáticos da filosofia de Mokiti Okada através da arte milenar do arranjo floral.


Donativos
Na Igreja Messiânica não há taxa alguma ou pagamento a se fazer para frequentar.


Existe porém uma forma de contribuição, não compulsória, em forma de donativos, pelos quais o frequentador ou membro, caso deseje e se sinta propenso a, pode demonstrar sua satisfação e gratidão às graças recebidas, sob forma de unidade monetária.


Para tornar-se um membro, deve-se realizar um curso e ao final, receber o Ohikari, para daí estar apta a ministrar o Johrei.


Fundação Mokiti Okada
A Fundação Mokiti Okada é uma instituição social sem fins lucrativos, destinada a concretizar através de ações sociais, projetos, a filosofia de Mokiti Okada no Brasil. Ligada à Igreja Messiânica Mundial do Brasil, foi criada em 19 de Janeiro de 1971, tem atuação em todo o território nacional e o objetivo de contribuir para uma sociedade mais harmoniosa e progressista.


A Igreja Messiânica trata-se portanto de um pseudo-cristianismo,ou seja,carrega em si o nome de cristã,porém suas práticas e crenças contradizem totalmente ao evangelho,trata-se de uma religião oriental,e o pior de tudo é considerar o seu fundador o Salvador do mundo,colocando-o no lugar de Jesus nosso único mediador entre Deus e os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário