Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Por quê nos sentimos desamparados por Deus?

Em Mt:27-46 Jesus estava findando sua obra salvífica,e cumprindo a vontade do Pai, porém se sentiu esquecido e desamparado.O nome Elias tem a mesma raiz do nome de Deus, por isso acharam que Jesus estava chamando por Elias ao pronunciar este Salmo 22-1 

A cruz sempre foi sinônimo de dor, humilhação, vergonha e renúncia, nela Jesus sentiu o descaso não só das pessoas que o cercavam, mas também do próprio Pai Celestial. A cruz hoje para nós representa também a causa de Cristo que nós como servos de Deus abraçamos, por isso na maioria das vezes que abraçamos esta causa sentimos o mesmo que sentiu Jesus, passamos a nos sentirmos sós, esquecidos e desamparados por Deus em alguns episódios que enfrentamos durante nossa caminhada.
Existem pelo menos dois motivos principais que nos levam a sentir o que Jesus sentiu na cruz como homem:
 
1º)Pecado: 

É claro que Jesus sempre foi o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e assim sendo Ele era e continua sendo imaculado, sem mancha e sem mácula,(Jo:1-29)(1ªPe:1-18,19)(Hb:9-13,14)e isso já havia sido profetizado por Isaías 700 anos antes de sua vinda(Is:53) porem o fato Dele tomar sobre si as nossas transgressões  fez com que Ele se sentisse distante de Deus por causa do pecado de toda  humanidade que Ele levou sobre si, Ele se fez maldito por nós(Gl:3-10,13) 
a)o pecado nos afasta de Deus: Pecar é errar o alvo,(Is:59-1,2),podemos ser culpados injustamente por coisas que não fizemos, e isso nos entristece e nos  faz crer que Deus não esta nos vendo, ou que ninguém se importa.

Além disso, na cruz nossos pecados são expostos claramente (Jo:3-19,21)por isso nos sentimos culpados, exemplo disso foi Adão após pecar se escondeu de Deus ao ouvir seu voz no jardim do Éden, a glória de Deus mostra os nos erros mais secretos, por isso Jesus teve que morrer na cruz,  para nos mostrar o quão pecadores e limitados somos ao ponto de não conseguirmos nossa salvação através dos nossos próprios méritos e boas obra, que diante de Deus não passam de trapos de imundícia(Is:64-6)mostrando assim a nossa necessidade de um Salvador (Ef:2-8). 
–consequências da culpa: a nossa mente é bombardeada constantemente, e passamos a achar que não tem mais jeito, ou que Deus não mais nos aceitará de volta, mas Ele nos chama (Lc:15, o filho pródigo)(Mt:11-28)(Is:55-1,2)(Jo:5-37)a culpa geralmente ataca naquilo que já passou, por isso a Bíblia nos manda que esqueçamos as coisa que para trás ficaram (Fl:3-20)(2ªCo:5-17) 
b)entristece o Espírito Santo: o Espírito de Deus em nós sente ciúmes da nossa maneira de viver(Ef:4-30) 
c)se extingui: o Espírito pode se afastar de nós definitivamente devido a permanência  no pecado (Sl:51-11)(1ªTs:5-19).Há perdão para todo pecado, menos para a blasfêmia contra o Espírito Santo, que é o pecado deliberado, sabido que é pecado, praticado por uma pessoa que tem ou teve certa iluminação da verdade divina, e sabe o que esta fazendo, ex: os fariseus,(1ªJo:1-7,10)    (1ªJo:2-1,2)(Hb:4-14,16).
 
2º)Provação e tentação: 

Os problemas e tribulações que enfrentamos na vida nos levam a acreditar que Deus não está nos vendo, mas Ele não nos deixa a sós(Hb:13-5)(Mt:2818,20),Ele não dorme e nem tosqueneja (Sl:121-1).Precisamos tão somente ter bom ânimo, pois o Senhor está conosco (Jo:16-33),Ele sempre abre uma porta de escape (1ªCo:10-13)(Rm:8-28(Rm:8-31,38) Ele não esmiúça a cana quebrada, e nem apaga o pavio que fumega...Ele habita com o contrito e quebrantado de espírito (Is:57-15)(Sl:51-17),e dá graça aos humildes (Tg:4-8).
Por isso devemos nos fortalecer no Senhor  e na força do seu poder (Ef:6-10,12)(Fl:4-13) e sempre olhar para Ele que é o autor e consumador da nossa fé  (Hb:12-1,2).
                                     
                                                    Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário