Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Judaização da Igreja Cristã


Escrita pelo apóstolo Paulo,a carta aos Gálatas foi uma resposta aos mestres judeus convertidos aos cristianismo,que apesar disso estavam transtornando o evangelho de Cristo com seus ensinos,chamada pelos estudiosos de galacionismo,ou simplesmente judaizantes este grupo de judeus estavam ensinando que era preciso a observação da lei mosaica,a prática da circuncisão,assim como a celebração de certas festas e certos dias,para que fossem salvos realmente e mantivessem comunhão com Deus.

Paulo combateu severamente estes "mestres" judaizantes,e até mesmo o apóstolo Pedro foi repreendido por ele devido sua conduta tanto entre os judeus quanto com gentios,Gl:2-11,16"...E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada..."

Precisamos fazer como o apóstolo Paulo e combater estes falsos mestres  e seus ensinos heréticos,que não passam de outro evangelho.Gl:1-6,9 "...Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema..."Paulo se maravilhou com aqueles irmãos que passaram tão depressa para outro evangelho,confesso que anteriormente eu também me surpreendia,entretanto tenho entendido o porque de tantos cristãos aceitarem estes modismos heréticos,um judaísmo travestido de um cristianismo puro,genuíno e bíblico,onde é preciso guardar a lei,para se obter as bençãos de Deus.

Vemos acomodados a introdução de objetos judeus ao culto cristão,para meio que fortalecer ou reforçar o poder e a presença de Deus,usam-se o menorá,mais conhecido como candelabro,a bandeira de Israel,réplicas da arca da aliança em cima dos púlpitos,títulos como sacerdotes e profetas,para se apoderarem de uma autoridade extra bíblica,tem um agora que se alto intitulou o patriarca,um absurdo,o uso  exagerado do óleo ungido,ou "da unção",tem um pastor aí que até
tomou um banho de óleo,12 litros foram derramados em sua cabeça,detalhe em cima do púlpito,e o povo uh,aplaudiu de pé,não posso deixar de citar o shofar,aquele instrumento feito de cifre,eu já vi sendo usados em alguns cultos para ser tocado e o povo "receber" o Espírito Santo e começar a profetizar,e o pior que o povo adora estas besteiras,e sai do culto dizendo:"Você viu que unção,que palavra!"

Isso tudo não é a causa,e sim o efeito,é o sintoma da enfermidade espiritual que tem atingido a muitos,falta do conhecimento da palavra de Deus,falta do exame minucioso das escrituras Sagradas,vejam o que Deus diz em Os:4-6 "...O meu povo foi destruído,porque lhe faltou o conhecimento..."e mais na frente Os:6-3"...conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...".O próprio Jesus falou que devemos examinar as escrituras,Jo:5-39 "...examinais as Escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna,e são elas que de mim testificam..." e mais na frente ele diz,Jo:8-32"...conhecereis a verdade,e a verdade vos libertará..."

Sem o conhecimento da palavra de Deus o povo não pode descartar aquilo que não provêm do Senhor,porque não tem discernimento espiritual,então aceitam tudo o que falam,o apóstolo Paulo disse que enquanto um profeta fala outros juguem,e julguem a profecia,para ver se vem de Deus ou não,1ªCo:14-29,precisamos fazer como ele disse também em 1ªTs:5-21,22"...examinai tudo,retende o bem,abstende-vos de toda aparência do mal..."  

Oremos  ao Senhor da seara que levante obreiros fiéis a exposição de sua Santa Palavra,e que tenham temor do Senhor,Ef:4-14"...para que não sejamos mais meninos inconstantes,levados em roda por todo vento de doutrina,pelo engano de homens que,com astúcia,enganam fraudulosamente..."pois não precisamos voltarmos ao judaísmo para nossos cultos ficarem mais "ungidos",e muito menos guardarmos a lei mosaica,com seus rituais e ordenanças,estamos na graça de Deus,Ef:2-8"...porque pela graça sois salvos,por meio da fé,e isto não vem de vós,é dom de Deus,não vem das obras,para que ninguém se glorie..." estamos numa nova dispensação,um novo concerto,uma nova aliança,um novo pacto,uma nova vida em Cristo Jesus nosso Senhor,nosso novo e vivo caminho.

       Aleluias,glórias a Deus nas alturas para sempre!
                            Gilvan P.Guimarães




Nenhum comentário:

Postar um comentário