Google Website Translator Gadget

sábado, 10 de agosto de 2013

Como lidar com o aparente silêncio de Deus?


Somos seres sociáveis,por isso precisamos nos comunicar,o silêncio produz em nós  sentimento de insegurança,frustração,desconfiança e inquietação,um grande exemplo disso é um casal discutindo,a mulher não suporta o silêncio do homem,que geralmente acha que é melhor ficar quieto para não brigar,porém a mulher quer falar,e discutir a relação.

O aparente silêncio divino,digo aparente porque na verdade Deus está sempre falando,ainda que não seja por palavras,as sua obras criadas falam por Ele,conforme lemos em Sl:19-1 e Rm:1-18,20.


Existem dos tipo de revelação de Deus:

-Geral:que se dá no testemunho interno,pois todos nós somos seres religiosos por natureza,o testemunho externo:que é a criação,e a  própria história do povo de Israel e das civilizações.
-Especial:É a que se dá através da revelação que o Senhor dá de si mesmo por meio de sua palavra  a Bíblia e do seu Filho Jesus.

Por isso podemos dizer também que Ele não se cala,suas obras falam conosco.Entretanto enfrentamos o aparente silêncio de Deus quando não encontramos respostas satisfatórias as nossas indagações.O que ocorre na verdade  não é ausência da palavra de Deus ,e sim a rejeição em aceitar o que Ele esta falando,ou o que já disse,a Bíblia.


Infelizmente muitos recorrem a práticas contrárias as Escrituras para obterem a tão almejada resposta,e não se importam como vem e de onde vem tal resposta,se é do ocultismo,adivinhação,espiritismo,etc.O povo de Israel fez isso várias vezes.(Os:4-12),o próprio Saul,rei de Israel,se envolveu com necromancia e consultou uma pitonisa(adivinhadora)porque não ouvia mais a voz de Deus,e estava sem direção,(1ºSm:28-6,7)(1ºCr:10-13).


Muitos acreditam na mentira  e vivem enganados (1ºRs:22-1,28)(2ªTs:2-9,12)(2ªCo:11-13,15) (Jr:28-1,17)  (1ªJo:4-1,2)(Mt:7-15,20) (Dt:13-1,5).


Deus condena a adivinhação,necromancia,que é a consulta dos mortos a fim de descobrir o futuro,assim como a mentira também condenada por Ele(Dt:18-11)(Ap:22-8).Por isso a importância do exercício do ministério na igreja,pois o mesmo produz edificação,correção e crescimento(Ef:4-11,14).


Existem três circunstâncias que podem nos levar a enfrentar o aparente silêncio de Deus em nossas vidas:


1º)-Rebeldia deliberada:A desobediência  constante,a vida na entregue a prática do pecado,cerra os nossos ouvidos e endurece os nossos corações,tornando-nos insensíveis ao Espírito,não é a toa que a palavra do Senhor nos exorta dizendo "que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a igreja".


Há momentos que Deus pára de falar e nos deixa colher as consequências dos nossos atos,deixando que estas falem por Ele(Gl:6-9).Infelizmente tem pessoas que só aprendem com o sofrimento,com a dor,e o fundo do poço na maioria das vezes é a oportunidade final que Deus está dando,são pedras jogadas por Ele em nossas janelas dizendo:Acorda!pára com isso,se arrependa e converta!.


A nossa consciência pode se acostumar com erro e ficar cauterizada,como calejada para assumir os erros e pecados(1ªTm:4-2)(Ef:5-14).Deus age  com juízo, e isso não o torna um Deus ruim,pelo contrário,o exercício do juízo é  a manifestação da sua justiça,que é uma faceta também do seu caráter que é amor,e estes não podem de forma alguma serem separados,pois estão intrínsecos em sua Divindade.


Jesus na cruz sentiu-se desamparado(Mt:27-46) ali Ele estava levando todo o nosso (Is:53)(Is:59-1,2),e o pecado faz com que Deus Pai  esconda o seu rosto de nós.


Não se esqueça que o vazio,a insatisfação da vida, e a tristeza segundo Deus nos levam ao arrependimento sincero e profundo,que produz em nós quebrantamento,mudança e compromisso com Deus(2ªCo:7-10)(Hb:12-4,11)(Jo:6-68).


2ª)-Insistência naquilo que já sabemos  a resposta:Oramos buscando a resposta de Deus,porém já temos a resposta ,só queremos que Deus "confirme" a nossa escolha.Por isso é inútil descobrirmos a vontade e a direção do Senhor se nós não estivermos dispostos a seguir e obedecer(Nm:22-19).


Não foi em vão que Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus seja feita aqui na terra como é feita no céu(Mt:6-10).Deus não nos obriga a obedecê-lo,pois esta deve ser espontânea e voluntária,foi o que o próprio Jesus aprendeu e também nos ensinou no jardim do Getsemâni,quando pediu a Deus que afastasse Dele o cálice,entretanto Deus Pai permaneceu calado,porém enviou o anjo para que confortasse seu Filho na agonia e angustia que antecedia a crucificação(Lc:22-39,46).


3ª)-Provação e sofrimento:Não entendemos porque Ele permite  que passemos por tantos problemas e situações contrárias se Ele é amor e bondoso.


Jesus na cruz gritou e perguntou "...Deus meu,Deus meu porque me desamparaste..." (Mt:27-46),os discípulos tiveram a impressão de que Jesus não se importava com eles quando enfrentavam a tempestade e o barco se enchia de água"...não se te dá...")(Mt:8).


Cristianismo não é viver isento das mazelas da vida,envoltos numa redoma de vidro blindado,sem enfrentar nenhum problema,etc,(Jo:16-33)(Rm:5-3,5)(Rm:8-18,28;31,38)(2ªCo:4-16,18).


Deus não se esqueceu de você,se você esta lidando com este aparente silêncio de Deus não se desanime,e nunca se esqueça que Deus tem três propósitos na dor e no sofrimento.

-Provar e nos testar.
-Corrigir e nos disciplinar.
-Crescer e amadurecer na vida cristã,e desenvolver o caráter de Jesus em nós.

Que Deus te abençoe e fale profundamente ao seu coração!


              Com amor em  Cristo,Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário