Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O justo viverá da fé!


Antes de falarmos o que é fé, precisamos entender o que não é fé baseada nas Escrituras Sagradas:teimosia,obstinação,persistência meramente humana,não é fé espiritual,e sim na própria capacidade e intelecto.

Muito ouvimos falar sobre o Deus do impossível,e logo lembramos das suas promessas ,mas para vivenciarmos a sua intervenção e ação miraculosa precisamos ter fé.Entretanto é essencial entendermos que existem quatro tipos de fé,são elas:


-Fé natural:Este tipo de fé é comum a todo ser humano,é uma confiança natural puramente humana  no amanhã e no futuro.


-Fé como dom do Espírito:Podemos ler em (1ªCo:12-9)que este tipo de fé é uma capacidade sobrenatural que esta dentro da classe dos dons de poder descritos pelo apóstolo Paulo nesta carta.


-Fé como fruto do Espírito:Conforme descrito em Gl:5-22,este tipo de fé é uma das 9 características do fruto  do Espírito,que é fidelidade,constância na presença de Deus.


-Fé salvífica:Apesar deste tipo de fé não ser mencionada explicitamente nas Escrituras,podemos compreender que este tipo de fé é gerada pela palavra de Deus no ato da conversão,é também uma fé sobrenatural baseada no caráter de Jesus e em suas promessas,(Rm:10-17)(Ef:2-8).


Fé é confiar,descansar,ter certeza e convicção no caráter,fidelidade,amor,ou seja,nos atributos de Deus,no seu cuidado,na sua provisão,promessas,pois Ele não muda.(Tg:1-17)(Nm:23-19)(Hb:13-8)(Ml:3-6). 


Lemos em Hb:11-1"...Ora, a  é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem....""...Sem fé fé impossível agradar a Deus,pois  é necessário que aquele que se aproxima Dele creia que Ele existe e é recompensador dos que o buscam..."(Hb:11-6),podemos confiar plenamente em Deus pois Ele não é igual aos homens,(Rm:3-4)(Fl:1-6)(Hb:10-23)Fiel é o que prometeu(2ªTm:2-13),Ele vela por sua palavra para a cumprir,mesmo diante de nossas limitações,imperfeições  e infidelidade,pois quando somos infiéis Ele permanece fiel.


A consequência da fé são várias,além de nos colocar em uma nova posição diante de Deus,a fé em seu Filho nos faz também termos o direito de sermos chamados de filhos de Deus,e isso produz em nós alegria,esperança,pureza,santidade,nos traz remição de pecados,justificação,paz com Deus,descanso,novidade de vida,nos capacita a vencer o mundo,nos faz ficarmos firmes,andar,obter um bom testemunho e por fim a vida eterna.


Todavia,é imprescindível lembrarmos que a fé não obriga Deus a nos atender quando bem entendemos,e muito menos a seguir nossas determinações e exigências egoístas e mesquinhas(Tg:4-1,3).Ele faz o que quer,quando  quer,e do jeito que quer(Ec:3-1,2)(Fl:2-13).


Como escrevi acima,a fé espiritual,uma fé salvífica,só pode ser gerada pela própria palavra de Deus,,é em sua palavra que o conhecemos e passamos a acreditar em sua poder e amor,Ele se revelou a nós de forma progressiva,as Escrituras Sagradas é a fonte do conhecimento de Deus.


Não obstante nunca se viu o povo que serve a Deus tão sem fé,parece até,loucura,mais o povo de Deus já não crê Nele como antes,ao contrário preferem acreditar em coisas que são visíveis e palpáveis.

Infelizmente isso tem acontecido porque a fonte geradora de fé deixou de ser  a palavra de Deus passando a ser "revelações",visões,heresias,ventos de doutrinas,um outro evangelho que desfoca a real imagem de Deus e de Jesus(2ªCo:4-3,4).


Este outro evangelho que tem sido pregado por aí tem gerado uma série de cristãos que enxergam Deus de forma deturpada,vêem Nele um deus humanizado, limitado,cheio de emoções,sentimentos,caprichos e "sonhos",com suas formulas mágicas de como enriquecer seus "servos",ou melhor dizendo,senhores.Este irmãos foram ensinados a buscarem um deus carrancudo,manipulável,indiferente,limitado pelo tempo e pelo espaço,uma espécie de guru, ou xamã,um ser mecanizado que hora funciona hora emperra.


Quando as Escrituras são deixadas de lado criam-se aberrações,e o resultado é uma fé defeituosa,Jesus é deixado de lado e esquecido,abraça-se uma "fé pragmática",e o homem passa a ser o centro das atenções,o culto,o louvor começa a ser para lhe causar um bem estar,o que gera o culto a personalidade,a exaltação da carne,devido os dons,e talentos manifestos no culto,a figura principal deixa de ser Jesus vindo a ser o pregador,missionário,apóstolo,etc.


Infelizmente objetos ganham poderes sobrenaturais para apoiarem a fé e a suposta limitação divina,o povo se volta para o animismo,e a idolatria,adota-se uma fé esotérica,baseada em misticismos  e superstições,porém não devemos nos esquecer que a Bíblia é o nosso regra de fé e conduta,e ela sempre nos aponta pára Jesus o Autor e consumador da fé(Hb:12-1,2).


Incredulidade é um pecado,(Ap:21-8)é a  falta de fé,por isso 0 homem cria amuletos e talismãs para apoiar a fé,a incredulidade entristece,magoa e fere a Deus,porque duvidamos da sua palavra ,e do seu caráter(Hb:11-6).


A incredulidade nos impede de experimentar a ação de Deus em nossas vidas,quando Jesus esteve em Cafarnaum não fez milagres por causa da falta de fé(Mc:6-6).Além disso a falta de fé nos leva para o deserto,um exemplo disso é o povo de Israel que peregrinou no deserto durante 40 anos por falta de fé nas promessas de Deus,quem duvida não alcança nada do Senhor(Tg:1-6,8).

Como já tenho escrito a incredulidade nos leva a depender de sinais,por isso o povo de Israel se habituou a ver sinais e maravilhas,e passou a depender deles ,e quando não tinham algo que apoiasse sua fé criaram um bezerro de ouro para representar a divindade egípcia Ápis(Ex:32).

Muitas vezes agimos igual ao povo de Israel e a Tomé,que só acreditou depois de ver,queremos ver para crer(Jo:20-25,29),porém na vida cristã é ao contrário,é crer para ver(Jo:11-40)(Mc:16-15,16).

Por isso devemos pedir ajuda ao Senhor como fez o pai de um jovem lunático descrito em (Mc:9-24)"Senhor ajuda na minha incredulidade",nossa fé deve e precisa ser fundamentada na palavra de Deus e no seu Filho Jesus,e não em circunstâncias favoráveis,(Rm:8-24)(2ªCc:4-16,18)(Rm:8-28).

Não deixe que a dúvida lhe impeça de vivenciar as promessas e maravilhas de Deus,Ele é poderosos para fazer muito mais do que pedimos e pensamos segundo o seu poder que me nós opera.

                                Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário