Google Website Translator Gadget

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Reverendo Moon e a Igreja da Unificação-





Sun Myung Moon,nascido em Sangsa-ri no dia 25 de Fevereiro de 1920,falecido aos 92 anos em Gapyeong,no dia 2 de Setembro desde ano(2012).

Reverendo Moon como era mais conhecido,foi um controverso líder religioso sul-coreano,começou a "pregar" suas novas revelações ainda com 12 anos,seus pais eram presbiterianos,tendo se convertido quando este tinha 10 anos,posteriormente passando a frequentar uma igreja pentecostal em Seul.Fundador e dirigente máximo da seita Igreja da Unificação,também controlava um bilionário conglomerado de empresas nas áreas de comunicações (News World Communications), automobilística (Pyeonghwa Motors), remédios, turismo e publicidade (Tongil Group) entre outros.

Fez várias alianças religiosas,inclusive com diversos líderes evangélicos brasileiros,seduzidos pelo poder monetário desde sectário e herege,muitos "pastores"caíram nas garras da ganância e avareza,passando a servir Mamom,e prestigiando este líder,que pasmem,tinha a audácia de dizer que Jesus não havia terminado a sua missão aqui na terra,sendo ele,o seu substituto,um novo "Messias", incumbido de terminar o que Cristo não concluiu,e estabelecer uma nova ordem mundial.,sendo chamado de "Pai" e "Mestre" por seus adeptos.

Sua chamada

Na manhã de 1936,numa montanha solitária da Coréia,Moon diz que quando estava orando fervorosamente,teve uma visão de Jesus.Nesta visão,Jesus,supostamente,mandou Moon "completar minha tarefa incompleta". Diante disso Moon hesitou,porque segundo ele, sabia que jamais poderia voltar atrás uma vez que fizesse a promessa de cumprir esta missão diante de Deus e Jesus.Moon também relata que Jesus lhe disse que "ele (Moon) era o único que podia fazê-lo, e que pediu-lhe muitas vezes". Enfim, Moon cedeu aos pedidos de Jesus e aceitou a tarefa, sabendo que não haveria quem pudesse substituí-lo se ele falhasse.


Igreja da Unificação
Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial mais conhecida como Igreja de Unificação é um novo movimento religioso fundado em Seul,Coréia do Sul,em 1 de Maio de 1954 pelo próprio reverendo Moon.Em 1996, o nome oficial da igreja mudou para a Federação das Famílias para Unificação e Paz Mundial.

A teologia da Igreja da Unificação foi influenciada por Paik Moon Kim,cujo nome significa "cem letras de ouro",este se considerava um "salvador" e declarava-o publicamente. Naquela região,havia muita expectativa sobre o aparecimento de um "messias coreano".Moon passou seis meses com Kim na cidade de Paju,ao norte de Seul,numa comunidade chamada Israel Soodo Won( Mosteiro de Israel).Lá aprendeu o que depois se tornaria a base da sua própria teologia como se encontra no Livro "O Princípio Divino", que segundo ele é superior a Bíblia.

Os casamentos de Moon

Segundo a história da seita, a primeira esposa de Moon o acompanhou por dez anos e o deixou porque não concordava com suas práticas poligâmicas. Segundo Moon ela não compreendeu sua "missão". O último casamento de Moon foi com Miss Kim, isto é, seu quarto casamento, uma moça de dezoito anos recém formada. Este casamento é chamado pelos seguidores de "O casamento do Cordeiro".Monn teve doze filhos,estes são considerados sem pecados,desde que Monn é chamado de "Pai do Universo" e Hak de "Mãe do Universo" ou "Mãe verdadeira".


Ensinamentos da seita Moon
-Sobre Deus:
Dizem que a positividade e a negatividade básicas de Deus são os atributos essenciais de seu caráter e forma. Chamam de positividade e negatividade divinas a sua masculinidade e feminilidade,respectivamente.Ou Deus projetou a plenitude de seu valor no objeto criado,ou então não criou nada. Portanto o homem é a forma visível de Deus,e Deus a forma visível do homem.O sujeito e o objeto,em essência,são um só.Deus e o homem são um.O homem é a encarnação de Deus.A Bíblia ensina claramente que o homem,longe de ser a "encarnação de Deus" é criatura dele,tendo sido criado "menor que os anjos" e ainda mais: transgride as leis estabelecidas por Deus. Veja Hb 2.7; Jo 1.11,12; Is 43.10-13. Normalmente os líderes das seitas se comportam como "deuses".

Sobre a Bíblia

Dizem: "A Bíblia porém, não é a própria verdade, mas um livro de texto que ensina a verdade. Portanto não devemos considerar o livro de texto como absoluto em todos os detalhes" ( PD. p. 7). Refutação: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra". ( 2 Tm 3.16-17); Veja ainda Pv 30. 5-6; Jo 5.39; 1 Jo 4.1; 2 Co 6.7; 1 Ts 2.13; Tt 1.9; Hb 4.12; 5.13; 1 Pe 1.23 etc. 

Sobre Jesus

O Rv Moon ensina que Jesus fracassou em sua missão. A razão de sua crucificação foi João Batista.Pois João Batista causou tanta descrença em Jesus,que,os Judeus se dividiram.Jesus,reconhecendo a situação,sabia que não seria aceito pela nação judaica.Portanto,ele "resolveu tomar a cruz como indenização para pagar pela realização de,pelo menos a salvação espiritual do homem ( PD. 116). Moon afirma ainda que quando Jesus foi crucificado,"seu corpo foi invadido por Satanás, e foi morto. Assim por mais dedicado que seja o homem de fé, não pode obter a salvação física por redenção apenas através da crucificação de Jesus". (PD. 114). Refutação: veja Rm 16.17-20; Jo 14.6; Mt 28.11; Hb 13.8; Jo 10.41-42; Mt 21.32; Cl 1.13-20 etc. 

4. Outras erros doutrinários da seita:
Toda seita que considera como autoridade outras fontes além da Bíblia possui uma coletânea de heresias.Essas heresias estão inseridas nas atitudes de seus adeptos, que normalmente obedecem cegamente o texto "sagrado" de seus líderes.Estão preparados para bombardear qualquer um que se opor às idéias de seus lideres com os seus "decorebas". 

Sobre a Trindade
Além de Jesus não ser considerado como Deus,o próprio Deus é entendido em termos,da doutrina masculina/feminina de Moon.Portanto,deve haver uma "verdadeira mãe" para acompanhar o "Verdadeiro Pai",para gerarem filhos de bondade.Esta "Verdadeira Mãe" seria o Espírito Santo. Refutação: Basta examinar os textos originais no Novo Testamento para mostrar que o Espírito Santo referido em Jo:14-26; e 16-7 na terceira pessoa no masculino nega qualquer associação inventada com uma "Verdadeira Mãe" 

Sobre a Salvação
Dizem: "Precisamos compreender que pela crucificação,Deus e Jesus perderam tudo...No momento da crucificação,não havia nada ali,nada,nem a família,nada,nada,nem o cristianismo.Não houve redenção,nem salvação.E também não ocorreu ali o início do cristianismo.Então,na cruz,não foi efetuada a salvação.(Os Caminhos do mundo de Moon). Existem inúmeras passagens das Escrituras que no ensinam que no Calvário, Cristo realizou plenamente a redenção,que ali se cumpriu a velha aliança e que Jesus fez "a purificação dos pecados" e se tornou a "propiciação pelos nossos pecados" não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. Veja Hb 1.3; 1 Jo 22 ; Jo 19.30; Hb 10.14; Cl 1.20; 1 Co 1.18,23,25; Cl 1.7 ,13-20; 2.9,10. 

Doutrina da criação e queda do homem

Segundo Moon,Adão fracassou porque teve relações sexuais com Eva fora do mandamento de Deus,gerando filhos depois da queda.O Plano era gerar filhos sem pecados.Adão deveria ter um substituto,que seria Jesus,se este por acaso se casasse e desse origem à nova humanidade,sem pecado.Deveria constituir uma família com filhos perfeitos, mas também fracassou.Agora veio o terceiro Adão como solução para a humanidade. Uma nova geração através do "Papai" e "Mamãe" Moon . Refutação: Segundo a Bíblia a queda do homem foi devido à sua desobediência a Deus e o sexo é um dom de Deus para procriação.Gn 1.27,28; Rm 5.12-21; Ef 2.1-10. 

Conclusão

Resumindo, observamos que as doutrinas fundamentais de Sun Myung Moon tem apoio na Bíblia,apenas como um ponto de partida para o aumento ou redução da revelação de Deus.Assim ele cria suas crenças.Quando conveniente,cita a Bíblia para tentar apoiar suas doutrinas.Quando não convém simplesmente muda o sentido claro e completo dela para deduzir o fim que ele já determinou.Além do mais,as grandes verdades da fé cristã quanto ao pecado do homem,à obra de Cristo na Cruz,a Trindade,a divindade de Cristo,são grosseiramente ridicularizadas,e enganosamente desvalorizadas.Veja Rm 16.17-20.Sem medo de errar podemos afirmar que o Reverendo Monn é possuído pelo espírito do Anticristo. 

Sugestão Bibliográfica:

1. Eu Sou o seu cérebro ( Sun Myung Moon). A Sedução da Igreja da Unificação. C. Timotty Carriker. Edição própria.

2. Seitas Orientais 5a edição, Tácito da Gama Leite Filho, Ed. Juerp

3. O Império das Seitas Vol III Ed. Betânia. Walter Martin.

4. O Princípio Divino - Associação do Espírito Santo para unificação do Cristianismo mundial. Obs. Este livro é o referencial de fé dos moonistas.

Perdão pelos pecados

"Ao Pai (Moon) é dada autoridade aqui na terra opor Deus para perdoar os pecados". (Manual de treinamentos pp 47). Veja At 5.31.

As prisões de Moon

O Reverendo Monn foi preso várias vezes e também muito perseguido por poligamia e sonegação de impostos etc. No dia 4 de julho de l955, a polícia o prendeu novamente por três meses. Sua acusação no início foi de não apresentar-se para serviço militar, mas, mais tarde foi mudada para "sexo grupal". Naquele tempo, muitos dos seus adeptos eram pessoas que haviam deixado suas esposas e eram parte da nova comunidade da Unificação. Estudantes e professores foram expulsos das suas faculdades pelos "ritos escandalosos da Igreja da Unificação" (Mook, 1974.34)

Rito Secreto

No Início da seita havia um rito secreto. Esse rito secreto causou muita controvérsia, pois exigia-se que os adeptos femininos tivessem relações com Moon a fim de serem purificados. Depois, as relações entre estas mulheres e seus maridos purificariam também os adeptos masculinos e seus filhos seriam puros.

Algumas frases heréticas de Moon:

1."Eu sou um pensador. Eu sou o seu cérebro". 

2."Quando você une seus esforços aos meus, pode fazer qualquer coisa em obediência absoluta a mim. Porque o que faço não é por acaso mas o que eu faço é sob ordem de Deus". 

3.Não há nenhuma reclamação, objeção a qualquer coisa sendo feita aqui até que consigamos estabelecer o Reino de Deus na Terra até mesmo o fim! Jamais poderá haver reclamações. 

4."Quero que todos os membros sobre mim tenham a vontade de me obedecer-me, mesmo que tenham que desobedecer a seus próprios pais e aos presidentes das suas próprias nações. E se eu ganhar uma metade da população do mundo, poderei virar o mundo inteiro de ponta cabeça". 

5."Você deve começar de novo sua vida, negando sua família, seus amigos, seus vizinhos e seus parentes passados". 

6."O que eu desejo deve ser o seu desejo". 

7."A minha missão é fazer novos corações, novas pessoas". 

8."De todos os santos enviados por Deus acho que sou o mais bem sucedido". 

9."O tempo virá...quando minhas palavras quase servirão como lei. Se eu pedir tal coisa será feita". 

10."O mundo inteiro está nas minhas mãos, e vou conquistar e subjugar o mundo". Obs. Citações como estas só podem sair dos lábios de um representante do Anticristo ou do próprio Anticristo


fonte www.planetaevangelico.com.br

Seitas/  solascriptura-tt.org/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário