Google Website Translator Gadget

terça-feira, 7 de agosto de 2012

"Fé atrai dinheiro!"


Após ouvir esta frase que tem se tornado comum ao meio evangélico,principalmente no meio neo-pentecostal,aparentemente normal no contexto geral da palavra de Deus,chegando a passar por despercebida, decidi escrever este comentário após um pedido de um servo de Deus, que com um sorriso de desaprovação a frase citada,solicitou que escrevesse alguma coisa sobre esta falácia.
Sei que infelizmente alguns irmãos e irmãs não concordaram com o ponto de vista abordado, justamente por partilhar do mesmo pensamento que esta por detrás desta frase,pensamento este derivado da Confissão Positiva,e Teologia da Prosperidade,que visa e enfatiza a prosperidade financeira como sinal da aprovação divina,levando seus adeptos a acreditarem que se tiverem fé serão uma espécie de semi-deuses aqui na terra,isentos dos infortúnios e aflições da vida,que é lógico só afetam aqueles que não tem fé.
Este tipo de ensino ganhou lugar aqui no Brasil,encontrando solo fértil devido a sede e fome de sucesso,e na esperança instantânea de enriquecimento da maioria que frequentam as igrejas evangélicas,e da forte atuação dos expoentes desta “teologia” na mídia televisiva e também radiofônica,exibindo em seus programas,testemunhos no mínimo suspeitos,de enriquecimento do dia pra noite daqueles que colocaram em prática seus ensinos,sempre baseados nos textos do Antigo Testamento que se referem a prosperidade do podo de Israel recorrente a sua obediência ao pacto com Deus.
Mas indiferentes as condições para que essas bênçãos acontecessem,estes doutores da prosperidade ensinam e citam passagens bíblicas tentando fundamentar suas doutrinas,esquecendo-se do período no cativeiro que o povo de Israel passou,e também do pós exílio,que Deus constantemente ensinava seu povo a lhe servir com fidelidade independente de suas condições financeiras.
Gosto muito de uma frase dita pelo Pastor Paulo Romeiro,que diz:-”Quer igreja cheia,pregue sobre as bênçãos de Abraão,quer igreja madura,pregue sobre a vida,morte e ressurreição de Jesus.”Infelizmente esta mensagem tem perdido cada vez mais seu espaço nos púlpitos de nossas igrejas,justamente pela busca frenética da benção financeira,de uma fé que “funciona”, pela busca de um “deus”matemático,semelhante a um gênio da lâmpada,prestes a atender nossos pedidos e desejos egoístas de riqueza,fama e status.
A confiança destes irmãos não é de maneira nenhuma posta em Jesus e em sua Palavra,e sim em sua própria fé,ou seja “fé na fé”,nas determinações,e exigências humanas,nas frases de “efeitos” repetidas por eles durante o culto,nas “profecias” de sucesso,glória,e fama feitas por eles mesmos.
Lógico que olhando na palavra de Deus veremos diversos servos do Altíssimo que foram bem sucedidos,é o caso do próprio Abraão,Isaque,Jacó,José,Jó,entre outros.Todavia é relevante salientar que não foi a fé deles que atraiu o dinheiro,como uma espécie de imã,e sim o próprio Deus os abençoe manifestando sua graça e misericórdia,demonstrando seus propósitos eternos através de seus servos,pois então a Bíblia seria confusa,já que relata a vida de outros servos que não foram tão bem sucedidos assim no que se trata na ordem financeira,e aos olhos humanos,como por exemplo a igreja de Jerusalém,que sofria com a perseguição do império Romano,a própria igreja de Esmirna que era pobre financeiramente,mas considerada rica espiritualmente por Jesus,João Batista que vivia no deserto da Judéia,dos apóstolos que morreram martirizados pela fé em Jesus,e por anunciarem o evangelho,do próprio Jesus,que vivia sem ter onde reclinar a cabeça.
Precisamos tomar cuidado com estes ensinos,que colocam na boca de Deus uma frase dita pelo diabo:”...tudo isso te darei se prostrado me adorares...”estou ciente que muitos por desconhecerem a palavra de Deus acabam adotando estes ventos de doutrina,por andarem com alguns que já estão contaminados com este vírus,mais do que nunca devemos atentarmos para as sábias palavras de Paulo em sua primeira carta aos Tessalonissenses;5-19,22”...examinai tudo,retende o bem,abstende-vos de toda a aparência de mal...”
                             Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário