Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 27 de março de 2013

O que a Bíblia diz sobre maldição hereditária?



Quando lemos o evangelho segundo escreveu João no capítulo 9 e versos do 1 ao 3"...E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus..."podemos notar que muitos conceitos errados permeavam nas mentes dos discípulos,apesar de andarem com Jesus eles acreditavam :
-que toda doença e sofrimento eram devido o pecado direto da pessoa(Ex:20-5),mesmo pensamento do Neopentecostalismo  e da teologia da Prosperidade
-alguns judeus criam na pré existência da alma,e defendiam que devido esta pré existência estes pecavam e sofriam as consequências destes pecados agora.
-maldição hereditária,acreditavam que os filhos podiam carregar sofrer as consequências e a culpa dos pecados dos pais(Ex:20-5)(Jr:31-29,30)(Ez:18-1,4).

Da mesma forma que os discípulos tinham estes pensamentos errados,muitos hoje também mantêm conceitos totalmente contrários as Escrituras Sagradas,pensamentos estes como cobertura espiritual,teologia da prosperidade,determinismo,confissão positiva,maldição hereditária,que geram regressões,confissões de pecados quando ainda estavam no ventre da mãe,e muitos outros.

Antes de mais,nada precisamos entender que nem toda doença ou sofrimento é um resultado de uma vida diretamente voltada para o pecado,e sim um resultado do pecado adâmico,trazendo então a partir daí a degeneração do gênero humano,que passou a sofrer a morte(física)(Gn:2-17)(Rm:3-23)(Rm:6-23).

As doenças podem ter pelo menos 5 origens:
1ª-Patológica:causada por micróbios,vermes,ou vírus,exemplo gripe,etc
2ª-Traumática:o exercício repetitivo,ou maus hábitos podem gerar doenças,exemplos:tendinite,dores nas costa por má postura,pedra nos rins por não bebermos água.
3ª-Genética:herdamos as características genéticas de nossos  pais,assim como cor de olhos,cor da pele,também pré disposição para determinadas doenças,exemplo:hipertensão,calvície,etc.
4ª-Psicossomática:Certas doenças podem ter a  sua origem no sistema nervoso,que podem causar,úlcera,gastrite,obesidade,depressão,etc
5ª-Espiritual:Muitas doenças podem ter também sua origem de ordem espiritual,nos evangelhos vemos vários exemplos de Jesus expulsando demônios que causavam gagueira,ataque epilético,mudez,deformação na coluna e nas costas(mulher encurvada).Agora nem toda doença nas costas é demônio,etc...

Em Ex:20-5,Moisés fala das consequências do pecado,e estas serão cumpridas na vida daqueles que perpetuarem,continuarem na prática dos  mesmos pecados de seus pais,e que desta forma aborrecem a Deus.

O pecado pode cauterizar a mente,e a influencia pode levar as gerações futuras num padrão de vida pecaminoso,tendo as mesmas atitudes de seus pais em determinadas situações,exemplos:dificuldades no casamento optam pela separação,drogas,vícios,etc.Por isso devemos renovar o nosso entendimento(Rm:12-1,2).

Indiretamente os pecados de outro podem nos afetar,e passarmos a sofrer as consequências,ex:pais aidéticos,passam pros filhos,pais negligentes na vida financeira,que vivem na miséria,os filhos sofrem,porém podem quebrar este ciclo,e serem bem sucedidos,na própria história de Israel podemos ver isso,pais justos,tiveram filhos e netos ímpios(ex:Davi=Absalão,e neto Roboão),Ezequias justo,porém teve um pai extremamente ímpio Acaz,e teve um filho mal,Manassés .

Enquanto Moisés fala das consequências, Jeremias(31-29,30)e  Ezequiel(18-1,4) falam da culpa do pecado,que cada um será culpado por seus próprios pecados,pois a alma que pecar esta morrerá.(Rm:6-23)

Em Cristo somos feitos novas criaturas,e não estamos mais debaixo de maldição alguma 2ªCo:5-17)(Rm:8-1,2)

Nossa paternidade espiritual supera a humana(Jo:1-12)(Rm:8-11,17).Já fomos libertos do poder do pecado e da maldição da lei(Jo:8-32;36)(Gl:3-13)(Cl:2-13,14)

Como despenseiros dos mistérios de Deus,ministros do evangelho,não devemos cair nesse erro de genealogias intermináveis(1ªTm:1-3,4)

Devemos tão somente renovar as nossas mentes pela palavra de Deus(Rm:12-1,2)(2ªCo:4-3,5)

Não nos preocuparmos em quebrar maldições e sim em se acertar com Deus.Quando Jesus curou aquele cego Ele quis aponta para a glória futura que Deus tem preparo para nós,pois todo milagre é um lampejo da glória futura(Ap:21-4)(1ªCo:2-9,10)

                                                      Gilvan P.Guimarães
                                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário