Google Website Translator Gadget

sábado, 18 de maio de 2013

Jejum.O que é e como fazer.

                          
Segundo o Aurélio,jejum é a abstinência de alimentos sólidos ou líquidos,ou simplesmente dos dois.Jejum pode ser prescrito pelos médicos afim de realizar algum exame,ou para a utilização de algum medicamento,porém o jejum transcende o uso medicinal,e segundo as Escrituras Sagradas pode ser um método de aperfeiçoamento espiritual,sendo também uma arma espiritual disponível ao cristão.

Antes de mais nada,para entendermos o que realmente vem a ser o jejum a luz da Bíblia,é relevante salientar o que o jejum não é:

-Dieta:A má interpretação do que vem a ser o jejum tem levado milhares de irmãos e irmãs a tratá-lo como uma simples dieta alimentícia,encontramos irmãos  afirmarem que estão de jejum de chocolate,refrigerante,sucos,e algumas outras guloseimas.

Alguns baseiam esta atitude no livro de Daniel,que relata que o profeta Daniel se absteve dos manjares do Rei Nabucodonosor,porém esquecem que aquela comida e bebida eram consagrados as divindades pagãs da babilônia,e com certeza havia no cardápio alimentos proibidos pela lei mosaica.

-Carimbo de perfeição,ou de espiritualidade impecável:Outro fato comum a respeito do jejum é que,quem o faz imagina  que por isso são mais "espirituais","especiais","ungidos",ou seja,se sentem melhores do que os outros que não jejum da mesma forma e constância que eles,os próprios fariseus tinham esta mesmo pensamento,e é exatamente o que Jesus trata ao contar a parábola do publicano e do fariseu,o fariseu se sentia melhor do que o publicano e se auto justificava  diante de Deus,mostrando as suas obras de justiça,por isso foi reprovado por Jesus.

O jejum não é algo que nós podemos alardear,tocando trombeta para todo mundo saber que estamos fazendo,como vemos hoje muitos líderes no rádio e na televisão fazendo,falando que estão de jejum,isso é contrário ao que o próprio Jesus ensinou nos evangelhos,que quando estivermos fazendo isso,devemos sim é lavar o rosto e ficarmos normais como qualquer outro dia,e não com a cara de coitado,essa atitude demonstra a soberba e arrogância destes lideres que por vaidade querer sempre aparecer.

Isso posto,lembremos sempre que o propósito do jejum não é mudar à Deus,até porque Ele não muda  e nem tem sombra de variação,conforme escreve Tiago:1-17,e sim a nós mesmos,nos humilhando e mortificando a natureza carnal e pecaminosa que sempre tende para as coisas contrárias a palavra de Deus,e assim submetermo-nos a sua vontade.

O jejum nos faz enchergar o quão limitados somos,e nos auxilia a chamar a atenção de Deus para a nossa miséria,suplicando o seu favor e graça.O jejum nos torna mais sensíveis a voz de Deus,nos faz crescer espiritualmente,e é uma arma espiritual disponível à todos os cristãos para se fortalecerem Espírito.

Outro fator que devemos considerar  é o tempo que estaremos de jejum,alguns conseguem jejuar  o dia inteiro,outros não,por isso estipular um tempo para isso é complicado,pois cada um sabe das suas condições físicas,é claro que se tratando pros judeus da Bíblia o jejum era o dia inteiro a partir das 18 horas de um dias até as 18 horas do outro dia,porém não encontramos nas escrituras um relato normativo para nós a respeito do tempo que devemos ficar de jejum,cabe a cada um avaliar se seu jejum pode ser feito de duas ,três quatro horas ou o dia inteiro.

O jejum não é uma prática esquecida nas páginas sagradas,pelo contrário,muitos líderes em nossos dias ainda se utilizam desta prática para se submeterem ao Senhor,renunciando seu próprio eu.

A Bíblia nos mostra vários homens que jejuaram: Móises,Elias,Davi,Ester,Mardoqueu,Neemias,entre outros,o próprio Jesus.O jejum é uma prática e disciplina espiritual visando a mortificação do nosso eu e da nossa carne caída,junto com jejum pode-se buscar o Senhor com algum propósito especifico,por exemplo o batismo com o Espírito Santo,libertação de algum vicio,(cigarro,pornografia,etc),salvação de algum conhecido,familiar ou amigo,direção de Deus em alguma decisão difícil e importante a ser tomada,em prol do chamado e ministério,em busca dos dons espirituais,etc.

Entretanto estes propósitos devem ser feitos sabendo que Deus é soberano e o jejum não o obriga a agir como queremos e no momento em que esperamos.Além disso é relevante salientar que o jejum deve ser feito cm sabedoria,pois a Bíblia diz que o nosso culto é racional,(Rm:12-1)e Deus não aceita sacrifício de tolo.Não adianta dizer que esta jejuando e não se retirar para meditar na palavra de Deus,orar e estar em comunhão com o Senhor,e ao invés disso esta com o pensamento na televisão,computador,redes sociais,ouvindo músicas mundanas,que não edificam.

No período em que estamos jejuando devemos  nos aplicar as coisas espirituais,(claro que não é só neste momento,e sim a todo momento)porém  a prática do jejum deve ser aliada a oração,adoração,louvor,meditação da palavra de Deus,pois este como já foi dito é uma arma espiritual.

                                                         Gilvan P.Guimarães

2 comentários:

  1. Gilvan eu estava falando justamente sobre isto hoje com a minha esposa e fiquei ainda mais motivado com esta postagem, vou compartilhar com ela. Mas gostaria de expressar minha opinião sobre o trecho " dieta", pois acho ser um tipo de consagração valido na busca ao Senhor, porém com diferente do jejum.

    ResponderExcluir
  2. oi Pastor,a paz de Cristo!
    me perdoe por não ter respondido antes,a respeito do item "dieta",pois as vezes dependendo da nossa condição de tempo,saúde,e ocupação(exemplo trabalho)não podemos ficar um periodo mais prolongado de jejum,e aí com sabedoria fazemos uma consagração,e acreditou sinceramente que o Senhor aceita,mas tem gente que usa isso como desculpa e aí é só Jesus...
    Abraço meu irmão!

    ResponderExcluir