Google Website Translator Gadget

sábado, 12 de novembro de 2011

Daniel Berg:pioneiro das Assembléias de DEUS no Brasil!


Daniel Hogberg,nasceu em Vargon, Suécia em 19 de Abril de 1884,e morreu 1963 aos 79 anos, mais conhecido como Daniel Berg, foi um missionário evangelista pentecostal sueco que atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. Juntamente com Gunnar Vingren, iniciou o movimento que deu origem à denominação Assembléia de Deus no Brasil com 8 milhões de membros no país,sendo a maior igreja evangélica do país.


Daniel Berg era filho dos batistas Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg. Aprendeu a profissão de ferreiro fundidor, converteu-se e foi batizado nas águas em 1899. Foi para os Estados Unidos em 5 de Março de 1902,aos 18 anos,chegando em Boston em 25 de Março. Em visita à Suécia tomou conhecimento sobre o movimento pentecostal por um amigo e ao retornar aos Estado Unidos (1909) passa pela experiência pentecostal. Nessse ano, em uma conferência em Chicago, conhece o pastor Gunnar Vingren.


Daniel Berg aportou em Belém, capital do Pará, em 19 de Novembro de 1910, juntamente com seu amigo e também missionário Gunnar Vingren e iniciaram a propagação pentecostal com proselitismo na Igreja Batista de Belém. No Brasil, estudou português, empregou-se como caldeireiro e fundidor na Companhia Port of Pará.


No início de 1920 visitou a Suécia e se casou com Sara Julho. No ano seguinte o casal veio ao Brasil e em 1927 mudou-se para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário