Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Numerologia:podem os números influenciar a nossa vida?

Numerologia é uma pseudo ciência segundo a qual números e operações matemáticas baseadas em caracteres (principalmente do nome) podem ser interpretados de forma a predizer ou modificar o futuro ou caraterísticas de personalidade.

Conceitos
O conceito de Numerologia abrange supostas relações místicas entre números e a vida das pessoas.São vários os sistemas,tradições e crenças.Numerologia e adivinhações por meio de sistemas como a isopsefia foram populares entre os antigos matemáticos, como Pitágoras. Porém, hoje em dia a Numerologia é tida como uma pseudo matemática pelos cientistas.

Hoje, a numerologia é associada com paranormalidades, junto com a astrologia e outras artes de adivinhação.O termo também é usado para designar uma fé maior em padrões numéricos, mesmo quando não se pratica a real numerologia. Por exemplo, o livro Numerology: Or What Pythagoras Wrought (1997) do matemático Underwood Dudley usa o termo para se referir aos gurus do “Elliott wave principle” para análise de mercado de ações.

História
A numerologia moderna contém muitos aspectos de uma grande variedade de culturas e antigos professores, incluindo a Babilônia, Pitágoras e seus seguidores (na Grécia, 6º século a.C.), filosofia astrológica da Alexandria helenística, o sistema da Cabala dos Hebreus, o antigo e místico Cristianismo e Gnosticismo, os Vedas Indianos, o "Círculo dos Mortos" da China, o Livro dos Mestres da Casa Secreta (Ritual dos Mortos) do Egito.

Pitágoras e outros filósofos da época acreditavam que pelo fato dos conceitos matemáticos serem mais “práticos” (fáceis para classificar e regular) que os da física, eram mais reais.

Pitágoras acreditava que em tudo havia relações numéricas e ele estava decidido a procurar e investigar os segredos dessa relações entre elas reveladas pela graça divina. Ver sua obra “Numerologia e os Pais da Igreja” para entender os antigos conceitos cristãos;porém, isso tudo não significa que Pitágoras possa ser considerado como “pai” a Numerologia, ele apenas começou a pavimentar o caminho para a observação de números como arquétipos e não simples numerais.

Em 325 d.C. após o Concílio de Nicéia, atitudes da Igreja a favor dessas crenças foram classificadas como violações civis pelo Império Romano.A Numerologia não encontrou mais apoio com as autoridades cristãs da época e foi classificada no campo das crenças não aprovadas junto com a Astrologia e todas outras formas de advinhação e magia. 

Mesmo sendo expurgada pela religião, a significância atribuída aos números ditos “sacros” não desapareceu.Muitos números como "888”, o número de Jesus, foram comentados e analisados por Doroteu de Gaza e a numerologia ainda é muito considerada, ao menos pela ala conservadora da Igreja Ortodoxa Grega.Numerologia se fez proeminente com o Discurso “The Garden of Cyrus”, escrito pelo proeminente Sir Thomas Browne em 1658. Em suas páginas o autor tenta demonstrar que o número cinco e o relacionado padrão Quincuncepodem ser encontrados nas artes, desenhos e na natureza, em especial na botânica.

A Numerologia moderna tem vários antecedentes. O livro Modern Numerology, The Power in Numbers de Ruth A. Drayer (Editora “Square One”) informa que por volta da transição entre os séculos XVII e XVIII, Mrs. L. Dow Balliett combinou os trabalhos de Pitágoras com referências da Bíblia. Assim, em 23 de Outubro de 1972, Dr. Juno Jordan , estudante de Balliett, fez progredir essas numerologia e criou o que hoje se chama "Pythagorean", mesmo que Pitágoras não tivesse nenhuma relação com isso.

Métodos
Definições numéricas
Não há definições definitivas e padronizadas para significados específicos dos dígitos. Alguns exemplos mais comuns são: Common examples include:
1. Individual. Agressor. Yang.
2. Equilíbrio. União. Receptividade. Yin.
3. Comunicação/interação. Neutralidade.
4. Criação.
5. Ação. Inquietude.
6. Reação/fluxo Responsabilidade.
7. Pensamento/Consciência
8. Poder/sacrifício.
9. Alto nível de mudança.

Soluções alfabéticas
Há muitos sistemas de numerologia que associam valores numéricos às letras de um alfabeto. Exemplos incluem numerais do abjad da língua árabe, a numeração hebraica, a armênia e os numerais gregos. A prática das tradições judaicas de aplicar significados místicos às palavras com base em seus valores numéricos, conectando palavras de igual valor é conhecia como geometria.
1= a, j, s; 2= b, k, t; 3= c, l, u; 4= d, m, v; 5= e, n, w; 6= f, o, x; 7= g, p, y; 8= h, q, z; 9= i, r
Sendo assim somados
Exemplos:
3.489 → 3 + 4 + 8 + 9 = 24 → 2 + 4 = 6
Saudações → 1 + 1 + 3 + 4 + 1 + 3 + 6 + 5 + 1 = 25 → 2 + 5 = 7

Um modo mais rápido para se chegar a uma soma de um só dígito, a dita “raiz digital” é simplesmente pegar o valor da operação módulo 9, substituindo um valor zero por nove.Há diferentes métodos de cálculos, que incluem os Caldeus, os de Pitágoras, Hebreus, Japoneses, Árabes, Indianos, com base Fonética, o de Helyn Hitchcock, etc.

Os exemplo acima são usados considerando a aritmética de base decimal (base 10). Há outros sistemas com outras base, tais como binária (2), octal (8), hexadecimal (16) e vigesimal (20) e a soma de dígitos nessas bases levam a resultados diferentes. O exemplo acima, se considerada a base octal (base 8), daria como resultado:
3.48910 = 66418 → 6 + 6 + 4 + 1 = 218 → 2 + 1 = 38 = 310

Chineses
Alguns Chineses atribuem diferentes conjuntos de significados aos números a um certo número de combinações que são considerados com mais ou menos fortuna do que outros. Em geral, números pares são considerados de boa sorte, uma vez que essa boa sorte geralmente vem em pares.

A medicina tradicional chinesa (MTC) e suas disciplinas associadas, tais como a acupuntura, baseia sua "ciência" em “associações numéricas mésticas”, como os “12 vasos circulando sangue e ar correspondem as 12 rios fluindo rumo ao Reino Central; e as 365 partes do corpo, uma para cada dia do ano” correpondem as bases para localizar os pontos de acupuntura.

Os Chineses freqüentemente associam as seguintes definições (com base nos seus sons), que podem diferir das outras línguas da China.:
一 jɐ́t  — de certo
二 ji̭ː  — fácil 易 ji̭ː
三 sáːm  — vivo 生 sáːŋ
四 sēi  — considerado de má sorte pois 4 tem o mesmo som da palavra para morte ou sofrimento 
死 sěi, mas em língua de Shanghai é homófone de água 
(水) e é considerado de boa forte, pois a água é associada ao dinheiro.
五 ŋ̬  — o próprio, eu, eu mesmof 
吾 ŋ̭, nada, nunca 唔 ŋ, m;
六 lùːk &  — Profanidade Cantonesa, palavra vulgar - em Cantonês.
八 pāːt  — sorte inesoerada, prosperidade 發 fāːt
九 kɐ̌u  — demorado, tempo longo 
久 kɐ̌u|, suficiente 
夠 kɐ̄u ou Profanidade Cantonesa, palavra vulgar, derivado de cão 
狗 kɐ̌u - em Cantonês.

Algumas combinações de “boa sorte” são:
99: duas vezes longevo, talvez eterno; usado como nome de um polpular rede Sino-Americana de Supermercados da Chinaa “99 Ranch Market”.
168: muitos dos números de telefhone com taxas reduzidas e promoções começam por esses números, considerado de muita sorte. Também é o nome de uma rede de motéis na China. (Motel 168).
518: Eu hei de prosperar.
814 : Similar ao 168, significa "seja saudável, vida plena". 148:tem significado similar "vida plena, seja saudável".
888:Três vezes prosperidade, "saudável saudável, saudável".
1314: vida completa e longa, existência.
289:facilidade para obter suficiente felicidade/sorte e mantê-la por muito tempo. (2 é fácil, 8 é fortuna, 9 é suficiente e/ou por muito tempo)

Da Índia
1, 10, 19, 28 são regidos pelo Sol, contagem 1 para letras:AIJQY
2, 11, 20, 29 são regidos pela Lua, contagem 2 para letras:BCKR
3, 12, 21, são regidos por Júpiter contagem 3 para letras:GLS
4, 13, 22, 31 são regidos por Rahu, contagem 4 para letras:DMT
5, 14, 23, são regidos por Mercúrio, contagem 5 para letras:NE
6, 15, 24 are são regidos por Vênus, contagem 6 para letras:UVWX
7, 16, 25 são regidos por Ketu contagem 7 para letras: OZ
8, 17, 26 são regidos por Saturno, contagem 8 para letras:FHP
9, 18, 27 são regidos por Marte, sem letras para 9

Os seguintes números de sorte são comuns com os da China:
518 — Eu vou prosperar
814 — Similar ao 168, que significa "ser saudável, vida plena". O Número 148 também tem o mesmo significado de "vida plena sendo saudável".
888 — Três vezes a prosperidade - "saudável saudável saudável".
1314 — Todo tempo de vida, existência.
289 — facilidade para obter suficiente felicidade/sorte e mantê-la por muito tempo. (2 é fácil, 8 é fortuna, 9 é suficiente e/ou por muito tempo)

Abjads
O sistema árabe de numerologia é chamado de notação Abjad. Cada alfabeto árabe tem um valor numérico. Esse sistema foi a origem das numerologias Ilm-e-jaffer e ilm-e-haroof. Esses ramos de conhecimento são caminhos para obter forces sobrenaturais, operação de artes brancas e alquimia.

São mais de 52 Abjads com forces naturezas de forces e poderes. Um novo Abjad foi desenvolvido pelo estudioso espiritual "M.A Karbalai" e por isso levou seu nome. Esse Abjad é bem particular e único, pois foi criado pela integração de todos alfabetodo Alcorão. O único nome da “Mãe de Hazrat Moosa” (do Alcorão) está oculto nessa seqüência de alfabetos e pode ser encontrado com algum sucesso em tentativas..

Sistema de Pitágoras
Pitágoras nunca esteve envolvido com qualquer dos sistemas de numerologia existente hoje em dia. Ele contribuiu, no entanto, com os conceitos de números se estendendo além de simples numerais, mas com símbolos. A numerologia que hoje conhecemos é baseda na guematria, uma das disciplinas cabalísticas.

Por meio dessa Guematria pode-se chegar ao número associado a cada palavra ou nome, pois o alfabeto hebraico apresenta símbolos comuns para números e letras. A numerologia do ocidente é, porém, uma adaptação da guematria hebraica ao alfabeto latino de forma a poder atribuir números a palavras e nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário