Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval:festa da carne e suas conseguências!


Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.  

A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. 

Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

História e origem
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

Carnaval de Veneza, Itália.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de Dezembro. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Cálculo do dia da Carnaval
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Datas do Carnaval
O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em Fevereiro, geralmente, ou em Março, conforme o Cálculo da Páscoa, e uma curiosidade,o Carnaval ocorre próximo ou no dia de Lua Nova.

Resultados do carnaval
Apesar do carnaval se mostrar aparentemente como uma oportunidade para se alegrar e comemorar,os resultados gerados por ele tem sido defastadores em todos os sentidos,tantos financeiros,familiares,sentimentais,mas principalmente espirituais,pois como todos sabem é uma festa que valoriza a expressão carnal com seus prazeres pecaminosos contrários as Escrituras Sagradas.

Alguns podem advogar a causa a favor do carnaval dizendo que o mesmo gera lucros financeiros para o país,com a vinda de estrangeiros para também comemorarem,gastando assim uma boa quantia de dinheiro,entretanto boa parte deste dinheiro também é gasto com a prostituição,com a pedofilia,pornografia,bebedices e drogas de diversos tipos,resultando num gasto absurdo por parte do governo,para atender as necessidades hospitalares e criminais,e etc.

Na família,o carnaval gera separações conjugais,pois o adultério tem se tornado cada vez mais comum,destruindo famílias inteiras,vemos também no período do carnaval o aumento de gravidez indesejadas,jovens imaturas e iresponsáveis que não cuidam de si mesmas,assumindo uma responsabilidade que não tem nem ideia de como cumprí-las sobrecarregando assim seus pais e avós para criarem seus própiros filhos e filhas,sem falar ainda no alto índice de doenças sexualmente transmissíveis(DST) que batem recordes nestas datas.

Ocorre também um desperdício financeiro muito grande por parte dos folões que passam o ano inteiro economizando para poderem comprar suas fantasias caríssimas para usarem durante algumas horas senão horas,e ainda muitos tem a coragem de criticar os cristãos fiéis em seus dízimos ofertas que colaboram financeiramente com a expansão do Reino de Deus,onde igrejas tem comprovada participação e colaboração na recuperação de dependentes químicos,alcólatras,drogados,criminosos e uma série de outros grupos marginalizados pela sociedade.

Em suma,o carvanal só colabora para  a satisfação da carne e depravação humana,a vaidade e culto a beleza,imposta pela própria mídia com seus padrões absurdos,sigamos os conselhos do apóstolo Paulo escrito em Gl:5-24,25"...E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupíscências.Se vivemos em Espírito,andemos também em Espírito..."

                                 Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário