Google Website Translator Gadget

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de cinzas:a inultilidade da auto justificação!

Falar de Quarta-feira de cinzas é pra mim meio cômico,pois sabemos que durante estes dias que antecedem a quarta feira,as pessoas se entregam totalmente aos prazeres carnais,pecados dos mais diversos no carnaval,festa de carne,e depois simplesmente negam-se a comer carne e fazer certas coisas,porém antes disso tudo é liberado,engraçado não.

O fato de não comer carne não anula em nada os atos pecaminosos que são cometidos anteriormente,precisamos entender que somente o sangue de Jesus derramado na cruz do calvário,é que pode nos purificar  de todo pecado,conforme escrito em 1ªJo:1-7"...e o sangue de Jesus Cristo,seu Filho,nos purifica de todo o pecado...

O sentimento de culpa,leva as pessoas a tentarem se auto justificar com suas ações e obras de "justiça",porém isso para Deus são como trapos de imundícia,panos usados pelas mulheres nos tempos bíblicos para limparem a sua menstruação,ou seja,não valem de nada.

Seguir  esta tradição católica,pra mim não passa de superstição e ignorância bíblica,com todo respeito aos católicos,mas com toda liberdade de discordar em amor com suas práticas extra-bíblicas,não podemos ser guiados por tradições humanas,pois esta comemoração tem sua origem no catolicismo,ultrapassando seus portões e alcançando a população em geral,atingindo até o comércio da pesca,pois esta época o aumento no consumo de peixes devido a abstinência de carne .

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de Fevereiro até à segunda semana de Março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário