Google Website Translator Gadget

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ao Deus desconhecido

Os atenienses eram pessoas sedentas por assuntos novos,e coisas espirituais,além disso, eles eram extremante religiosos,no livro de Atos capítulo 17,e versículo 22 nos mostra que eles se reuniam no Areópago,que ficava em frente a Acrópole,e em meio a tantas divindades, eles sacrificavam e adoravam a todos eles,com medo de esquecer alguma,eles ergueram um altar na qual estava escrito "Ao Deus desconhecido"e a partir daí o apóstolo Paulo começa a expor o evangelho e falar de Jesus.

Assim como eram os atenienses ,vemos muitas pessoas sedentas por coisas sobrenaturais,cristãos supersticiosos,irmãos e irmãs curiosos que abraçam qualquer novidade apresentada para eles.

Muitos não abandonam suas antigas práticas e conceitos religiosos errôneos sobre Deus,não o conhecem,porém querem honrá-lo,só trocam de religião,mas seus cultos permanecem pagãos.(2Co:3-4)e  a igreja não ensina estes amados irmãos,pelo contrário,ela deixou de ser a luz do mundo e o sal da terra,passando a ser empresa e mercado onde o produto é o evangelho,as bençãos,e Jesus,sendo os irmãos clientes,e o seu deus Mamom.


Passamos a ver um deus limitado,com d minúsculo,humanizado,que vive sonhando com fórmulas mágicas e rápidas de enriquecer seus servos,que mais parecem "senhores",determinando e exigindo o favor de Deus,que para eles mais parece um guru espiritual,um gênio da lâmpada,seu nome é uma espécie de abra-cadábra,capaz de realizar nossos desejos egoístas.

Atribuímos poderes espirituais a objetos como óleos,lenços,e até a própria Bíblia se tornou um amuleto,um livro esotérico,místico,cheio de magia capaz de afastar os males que nos assolam,se aberta em algum salmo é claro.


Vemos um deus mau humorado,carrancudo,vingativo,indiferente,que se diverte com o sofrimento humano,manipulável,que aceita propina,assim tentamos persuadi-lo a nos atender com jejuns,ofertas,dízimos,orações e presença nos cultos,e mesmo assim o culpamos quando não nos concede o que desejamos,e passamos a duvidar Dele.


Definitivamente este não é o Deus da Bíblia!


Conforme o que o apóstolo Paulo expõe para os atenienses,no
verso 24,o Deus da Bíblia é o que criou os céus e a terra e tudo o que neles há(Gn:1-1)(Hb:11-3)e é o Senhor de tudo(Fl:2-8,10).


O apóstolo Paulo segue dizendo no verso 25,que Deus é a fonte de vida,e não depende  ou precisa do culto humano e da adoração,para ser suprido em seu ego,e na sua auto estima,para se sentir o "poderoso",pelo contrário Ele é auto suficiente.

Paulo segue dizendo no  v:26,que Ele criou o homem e o sustenta (Gn:1-26).


No verso:27 podemos ver que Deus se revelou aos poucos,pois sua revelação é  progressiva,é Ele quem diz quem é,e como é,as suas obras revelam o seu poder(Sl:19-1,2)(Sl:33-6,9)Jesus revela a sua pessoa(Jo:14-7,9)(Hb:1-1,3)(Cl:1-15) a Bíblia revela a sua vontade (2ªTm:3-16,17)(2ªPe:1-20,21).


Conforme está escrito no verso 28,Paulo nos ensina que é Ele(Deus)quem nos dá a vida.

Paulo também ensina no verso 29,que apesar da maioria das pessoas acreditarem que também são filhos e filhas de Deus,elas não podem representá-lo por figuras limitadas e corruptas(Rm:1-18,32),até porque este conceito de que todos são filhos de Deus,não está de acordo com as Escrituras Sagradas,pois em se tratando do ponto de vista da criação,podemos entender que somos filhos de Deus por criação,porém Deus tem mais dois tipos de filhos,os por eleição,que é Israel,e também os por adoção que são os crêem em Jesus seu Filho,como o único Salvador  e Senhor,e estes sim serão participantes da sua salvação eterna,pois são da família de Deus(Jo:1-12,13),daí se dá a necessidade de um novo nascimento,(Jo:3-7)

No Verso 30 o apóstolo Paulo também nos faz saber que antes da revelação máxima de Jesus que foi a sua encarnação,Deus não havia se manisfestado de forma plena,pois a sua revelação é sempre progressiva,o homem era desculpável,porém após a vinda de Cristo o ser humano se tornou indesculpável diante de Deus,devido ter agora a revelação máxima da divindade,Jesus é a expressão máxima e mais clara da pessoa de Deus,(Hb:1-1,3),por isso Jesus dizia,"quem vê a mim vê o Pai".

Outro conceito claro apresentado pelo apóstolo neste texto de Atos capítulo 17 esta no verso 31,que é a "graça comum",ou seja a manifestação da bondade de Deus sem parcialidade,sem acepção,pois Deus não faz acepção de pessoas,por isso faz nascer o sol para todos,e sobre todos faz descer a chuva,daí se dá o fato de muitas vezes na vida os injustos se darem bem,e seus planos darem certo e parece que Deus não intervém acabando com a injustiça.

Entretanto,precisamos lembrar que se Deus agir da forma que queremos Ele teria que exterminar toda a espécie humana mais uma vez,pois todos nós pecamos (Rm:3-23),diante disso tudo devemos aprender que nem tudo o que da certo é da vontade de Deus.

Ele determinou um dia que só Ele mesmo sabe,para julgar todos nós,e a certeza disso é a ressurreição de Jesus,esta é a prova cabal de que todos nós teremos que prestar contas com o Criador,por isso não perca mais tempo,busque ao  Senhor enquanto se  pode achar,invocai enquanto está perto.

Com amor em Cristo.

                           Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário