Google Website Translator Gadget

terça-feira, 24 de abril de 2012

Carne versus Espírito:quem prevalece na sua vida?


Quando falamos sobre batalha espiritual,logo pensamos em demônios maquinando suas armadilhas malignas para nos derrubar e nos tirar do propósito de Deus,claro que isso tudo também faz parte da batalha espiritual,entretanto,diariamente ocorre uma batalha de intensidade elevada que não é travada no lado externo,e sim em nosso próprio interior,uma luta constante entre as duas naturezas existentes em nós,a adâmica,caída e pecaminosa,que sempre se opõe as coisas de Deus,e a nova natureza,que é criada segundo Cristo(Gl:5-16,1"...Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei...)(Ef:4-22,24"...Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,E vos renoveis no espírito da vossa mente,E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade...")pois quando nos convertemos recebemos uma nova vida(2ªCo:5-17"...Assim que,se alguém está em Cristo,nova criatura é,as coisas velhas já passaram,eis que tudo se fez novo...") e passamos a ser uma nova criatura,porém o velho homem,a velha criatura,constantemente está a espreita querendo mostrar sua cara em várias situações que passamos.

E esta luta é tão difícil que o apóstolo Paulo disse que se sentia o mais miserável dos homens,porque aquilo de bom que ele queria fazer não fazia,e o mal que ele abominava era o que ele fazia,(Rm:7-14,25"...Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado,Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado...").Que fique claro que esta passagem bíblica não é nenhuma licença ou espécie de desculpa para pecarmos,e sim uma revelação por meio da qual todos nós aprendemos que esta luta é enfrentada por todos os irmãos e irmãs,e vencida apenas pela graça de Deus,(Rm:8-1"...Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito...")e pela obediência voluntária a sua palavra e ao seu querer,(Tg:4-7"...Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.)

A Bíblia não esconde os fracassos,erros e pecados dos homens de Deus,justamente para entendermos que é possível sim obedecermos ao Senhor,mesmo nós sendo ainda imperfeitos e limitados,podemos seguir em frente rumo ao alvo,como disse Paulo em (Fl:3-12,14"...Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus...") e como está escrito também em (1ªJo:2-1"...Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo...")

Todavia é relevante salientar que a graça divina não é uma brecha para o pecado,ela é a força motora que nos impulsiona a buscar a sua presença,sabendo que Ele não nos rejeita,pelo contrário nos ama,e sempre esta disposto a nos ajudar em nossas fraquezas,(Rm:8-26"...E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis...")

Devemos entender que esta luta jamais pode ser vencida na nossa própria capacidade e força humana,e sim na reciprocidade entre o crente e Deus,de forma alguma a vitória nesta área vai ocorrer se depender de uma só parte,não pode ser só nossa,através de regras espirituais ascéticas,e muito menos só Deus,pois Ele não nos força a obedecê-lo,mas quando Ele vê nossa vontade de cumprir o seu querer Ele interage conosco e nos socorre no momento oportuno,(Hb:4-14,16"...Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno...") 

                              Gilvan P.Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário